sábado, fevereiro 25, 2012

MULHERES

               Isabel C S Vargas

                  Desde os primórdios da humanidade a mulher já tem o estigma da inferioridade.  Foi criada, segundo dizem as Escrituras, da costela de Adão, portanto, oriunda de parte menos importante, dispensável, considerada como menos categorizada.
               Sem voz e vontade própria, serva submissa, mero instrumento de satisfação, descartável, bem fungível, material e líquido na medida em que os homens podiam ter tantas mulheres quanto desejassem ou fossem capazes de manter.
Constata - se que desde aquela época, nos casamentos, aquilo que concerne ao célebre “para sempre” é condição preponderantemente vinculada à vontade masculina. Isto advém do início da civilização, passando pelas sociedades tribais e pelos impérios orientais e ocidentais. Recordemos casos como de Henrique VIII que legislou em causa própria, e mesmo assim não resolvendo seus problemas, mandou a mulher para a masmorra e não satisfeito que lhe cortassem a cabeça.
            Crueldades contra a mulher foram  sofisticando-se,  aprimorando-se em várias culturas como na China onde as mulheres tinham os pés enfaixados e deformados pela deturpada estética da Flor de Lótus o que lhes impedia de fugir por ocasião das invasões facilitando a sua captura e consequente violação.
            Em outros locais como na África, por questões culturais e religiosas mutilam a genitália feminina por garantia de virgindade e por não lhe permitirem o prazer. Mais uma vez, mulher-instrumento, a serviço de seu amo e senhor ou para perpetuidade de dogmas. Ainda hoje cerca de 100 milhões de mulheres passam por esta prática em cerca de mais de 26 países da África e da Arábia.
            Não esqueçamos aquelas que hoje devem se manter cobertas, invisíveis à mercê de quem oferece mais nos contratos matrimonias que são realizados quando meninas.
            Apesar de 2000 anos passados desta Era denominada de Cristã e dos avanços sobre os quais poderemos discorrer, logo que conseguirmos defini-los, as mulheres correm o risco de serem trocadas por menos de meia de dúzia de camelos no norte da África, em países divulgados pela grande mídia por sua cultura e beleza, mas no qual os mais zelosos não se arriscam em largar sozinhas suas mulheres.
            Exagero? Isto pode ser o que de mais agradável pode lhe acontecer, se compararmos àquelas que desaparecem aqui em terra tupiniquim, vítimas da “paixão”, cujo nome correto é barbárie, de seus companheiros, e seus ossos jogados aos cães, eliminando provas, gastos com funerais, lápide e flores. Loucura? Sim, ainda mais se considerarmos que os homens começaram a ser  civilizados, ao enterrarem seus mortos. Triste ironia.
           Nesta trajetória de tempo e espaço não podemos esquecer aquela tantas queimadas vivas, torturadas na época da inquisição –afinal quem sangra todo mês e não morre só pode ser mesmo uma bruxa- e aquelas que mais recentemente foram queimadas por reivindicarem direitos trabalhistas. Em pleno século 20. 
         Foi nesta época, século 20 que começaram os tão afamados avanços: direito de voto-exercício de cidadania, desde que os pais ou maridos não determinassem imperiosamente em quem deveriam votar. Democratização da escola pública  visando garantir o acesso à educação, embora isso seja um direito fundamental universal e , por conseguinte não só para o gênero feminino. Assim mesmo ainda havia famílias que julgavam que as mulheres deveriam aprender as famosas prendas domésticas (lavar, passar, cozinhar, costurar, bordar) ao invés de aprenderam a ler e escrever.
            A partir deste evento, acesso à educação, que as mulheres passaram a ter condições efetivas de ingresso no mercado de trabalho. Maravilha! Graças a isso temos, além das domésticas, babás- consideradas as primeiras profissões junto com as lavadeiras, pois não pressupunham escolaridade e hoje bem mais raras, mulheres nas mais diversas profissões. Encontramos até gari com curso superior.
            Puderam as mulheres ascender às carreiras bem mais reconhecidas, aplaudidas e às quais a sociedade confere mais status: médicas, advogadas, dentistas, juízas, promotoras, desembargadoras, por antiguidade e merecimento. A estas se soma, na atualidade, inúmeras outras como pesquisadoras, na política, carreira militar, aviação comercial além de outras, outrora inconcebíveis ou inexistentes para o sexo feminino.
            Não esqueçamos duas profissões antes autorizadas por consenso geral para as mulheres: Professora e enfermeira.
            Muito bem, as mulheres conquistaram com denodo e competência a possibilidade de disputar com os homens o acesso ao mercado de trabalho, mas em compensação conquistaram a dupla jornada e a culpa de deixarem seus filhos aos cuidados de outras pessoas.
            Os salários, em geral, são menores, sofrem constrangimentos ainda hoje, pois apesar do amparo legal, tem que provar que não estão grávidas para serem admitidas no emprego, sofrem assédio psicológico, sexual e moral. São obrigadas a submeterem –se à revista antes de deixarem o local de trabalho, para provarem que não estão levando nada do patrão, quando trabalham em alguns segmentos .
            Como se toda a responsabilidade que carrega, com o peso histórico de ser a sofredora mártir mãe de Jesus, ou a discriminada Maria Madalena não bastassem, ainda tem de ser como Amélia que é por quase unanimidade a mulher de verdade, e por exigência de mercado tem de ser bela, perfumada e gostosa, pois como diz o poeta beleza é fundamental.

           Crônica premiada com o primeiro lugar no concurso literário da Associação Literária  a Palavral do Século XXI em 2011.

             Publicada no VARAL DO BRASIL  Nº 14 DE FEVEREIRO DE 2012
DIRETO DA SUIÇA , UMA PUBLICAÇÃO DE JACQUELINE BULOS AISENMAN

Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/curriculo/382/isabel_vargas.html
Data: 2012.03.01
Publicado no https://twitter.com/
Data:2012.03.03
Publicado no http://www.facebook.com/profile.php?id=100000016052307&ref=tn_tnmn
Data:2012.03.03
Publicado no www.linkedin.com
Data:2012.03.03
Publicado no site:http://unionhispanoamericana.ning.com/profiles/blogs/mulheres
Data:2012.03.06
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/404721/MULHERES/
Data:2012.03.06
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=23728
Data:2012.03.07
Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3541280
Data:2012.03.07
Publicado no site:http://www.amelhoridade.kit.net/Sections/amulher.htm
Data:2012.03.07
Publicado no site:http://www.icsvargas.blogspot.com/2012/03/mulheres.html
Data:2012.03.07
Publicado via email(newsletter) da Associação Internacional dos Poetas del Mundo
Data:2012.03.08
Publicado no site:http://pelotascultural.blogspot.com/2012/03/dia-da-mulher.html?spref=fb
Data:2012.03.09
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2012.03.12-Segunda-feira-página 04
Link destque no site www.paralerepensar.com.br
Data:2012.03.14
http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=23728
Publicado no:
http://www.caestamosnos.org/autores/autores_i/Isabel_C_S_Vargas-1.htm
Publicada no site:
http://vivicultura.blogspot.com.br/2012/03/mulheres-isabel-c-s-vargas-desde-os.html
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Marcadores:


                IDOSOS COMO PROTAGONISTA

      O idoso antigamente era destituído de qualquer protagonismo social. Morriam mais cedo, o número de idosos era menor.
        A realidade atual é diferente. O aumento da proporção de pessoas idosas na pirâmide social é o indicador da modificação ocorrida, da importância e do peso que os mesmos possuem no contexto social atual.
        O objetivo dos autores no trabalho foi de mapear a situação dos idosos,, como ele é tratado, a sua participação no cenário social, o papel dos Conselhos de Idosos,
        A questão dos idosos antes era considerada sob o aspecto dos gastos que causavam levando em conta o aspecto previdenciário, ou seja, gastos com aposentadoria, pensões e com a saúde. Hoje, além destas, pela presença maciça de idosos no cenário urbano,, pelo novo comportamento que apresenta, pelas posições assumidas, que mostram uma nova forma de viver, de relacionar-se, de valorizar-se, a sociedade passou a ter um novo olhar.
        O idoso não só pesa na economia, mas passou a significar muito como consumidor. Bobagem seria não considerar isso, Então o mercado direcionou-se para um segmento que gasta em alimentação, vestuário, saúde, lazer, cultura, entretenimento.
        O retrato do idoso hoje expressa alguém que atua socialmente, influencia quem está ao seu redor, interage passando experiência e sabedoria, daí a utilização do termo utilizado “protagonismo social”. Não fica apenas como alguém que assiste, mas sim como participante, podendo se constituir ora em principal, ora coadjuvante, mas não mais como alguém sem voz.
        Isto implica na atuação, interação, convivência e sensação de pertencimento que é um sentimento extremamente benéfico para a saúde emocional e física do idoso.
      Os idosos atuam, interagem, vivem no aqui e agora, porém não se deixando sucumbir aos apelos do mundo consumista, líquido e fugaz , ao contrário agem com a sabedoria que o tempo lhes concedeu atuando , mas preservando atitudes sensatas, apreciando as coisas duráveis, permanentes criando territórios com os quais se identificam.
      O perfil do idoso atual é indicativo de um ser consciente, esclarecido, pró-ativo, participativo, flexível, aberto às mudanças, tolerante, capaz de interagir com os de sua geração assim como com os mais jovens.
      

 Bibliografia:

FREITAG, Luiz. Como transformar a Terceira Idade na melhor idade. São Paulo: Alaúde Editorial, 2005.

BRASIL,Política Nacional do Idoso,Brasília: Presidência da República ,1994


Arruda, Sulanita. Experiência Social de Gestão de Pessoas na Terceira Idade.  Pelotas UCPEL. 2006


JUSTO,José;ROZENDO, Adriano; CORREA,Mariele. O Idoso como protagonista social. São Paulo,v.21,n.48, p.39-53,julho 2010 A Terceira Idade.

Data:2011.09.13

Data:2011.10.27




Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3518505
Data:2012.02.25




O IDOSO E O TRABALHO VOLUNTÁRIO

            São várias as fases que o ser humano passa no decorrer da vida. Dividindo estas fases, podemos dizer que a primeira é a de formação, que compreende o crescimento e a educação. A segunda fase é aquela em que há oportunidade de pôr em prática o aprendizado adquirido. É a fase laboral, produtiva. A terceira fase, ou seja, a da terceira idade, anteriormente não era considerada produtiva nem promissora. Era o encerramento de um ciclo, ante-sala da morte. Considere-se ainda que as pessoas duravam menos. Aos 50 anos eram velhos, de aparência e de espírito, por assim dizer, porque não tinham perspectivas de vida, não alimentavam sonhos de realização de novas possibilidades, não viam diante de si portas se abrirem para um recomeço menos comprometido com horários e obrigações, mas, associado ao prazer, ao lúdico, ao servir.
            A aposentadoria, o término do período de trabalho associava-se à falta de perspectiva. A perda do status profissional gerava um sentimento que induzia à improdutividade, como se não fosse capaz de enfrentar novos desafios.
            Com a perspectiva de viver mais, as pessoas que estão na terceira idade perceberam a importância de mudar tais paradigmas, pois queriam além de viver mais, viver melhor, com mais qualidade de vida e, sobretudo , mais feliz. Aqueles que tiveram tal percepção e se prepararam de forma consciente e planejada para o encerramento do ciclo de trabalho produtivo, abriram-se para outros caminhos a serem percorridos, sem  passarem por decepção e/ou depressão após a fase inicial de aposentadoria que se caracteriza por um certo deslumbramento.
Através de outras atividades é possível para o novo idoso perceber que ainda pode ser útil,repassar experiências, fazer novas aprendizagens, servir ao semelhante, pois não existe nada que impeça qualquer ser humano vivo, em pleno uso das habilidades cognitivas e motoras de viver com intensidade e prazer todo este tempo que se descortina à sua frente.
Entre as inúmeras possibilidades para esta faixa etária , surge como fator importante de engajamento na comunidade, o trabalho voluntário, que além de gerar satisfação pessoal, revela generosidade, desprendimento e compromisso social com a promoção do ser humano. Em decorrência o indivíduo desenvolve-se espiritualmente ao praticar ações que lhe gratifiquem.
Lamentavelmente ainda existem pessoas que acreditam que só tem valor o trabalho que é remunerado, aquele que é desenvolvido na idade adulta, visando o próprio sustento e da família e no qual recebem a contra prestação financeira. Consideram este trabalho desenvolvido após a aposentadoria como passa-tempo, coisa só para manter o idoso ocupado, e conseqüentemente causar menos estorvo.
É um engano brutal, pois o idoso tem condições de auxiliar no desenvolvimento de aptidão em outras pessoas, assim como ele próprio se aprimora e se aperfeiçoa.
Estabelece-se através desta troca uma convivência fraterna, saudável e produtiva.
É uma nova maneira de envelhecer que vem ganhando espaço e força. É uma questão de escolha, livre, pessoal e intransferível, que denota a superação de regras anteriormente estabelecidas e que deixavam os idosos engessados, muitas vezes por puro preconceito.
Antes o idoso esperava a morte, hoje eles encaram a vida com alegria e sabedoria.

Data:2012.02.25


O VALOR DA AMIZADE NA MATURIDADE

O homem é um ser social. Isto significa que não foi concebido para viver só.
Desde a infância é buscada a socialização do indivíduo. Desta forma ele aprende a se relacionar e interagir de forma saudável e prazerosa para si e para os demais que com ele convivem. O processo de socialização começa na família, posteriormente na escola, e nos demais grupos sociais que ele se insere. É no decorrer deste processo que se estabelecem os laços de amizade, que são de fundamental importância na medida em que propiciam afeto, troca de energia, enriquecimento mútuo. Oportuniza a convivência isto é, “viver com” que se traduz em participação, doação, troca de afetividade, de respeito.
            Poderíamos transcrever inúmeras citações valiosas a cerca da amizade e sua importância na vida de cada um, mas é dentro de si mesmo que cada um percebe o quanto é importante ter alguém em quem confiar com quem pode partilhar todas as angústias, tristezas ou alegrias.
            É na convivência com o outro que se fortalece a visão de si mesmo. É através do outro que nos enxergamos. É um processo de comunicação e empatia profundo baseados na compreensão no carinho e na harmonia.
            Em todas as fases da vida a amizade é importante, porque através deste relacionamento são cultivados e aprimorados a sinceridade, a aceitação, cumplicidade, afinidade, responsabilidade, aconchego, respeito e confiança.
            Num relacionamento enriquecedor cada um tem que aprender a se aprofundar nos sentimentos, valorizando o que é saudável e faz crescer, despindo-se de orgulho, vaidade, competição e inveja.
            Especialmente na maturidade e mais precisamente na terceira idade a amizade tem um importantíssimo papel na manutenção da saúde física e mental, pois ativam áreas do cérebro, liberam substâncias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar, diminuem a agressividade, a desconfiança, a tensão, fortalecendo o sentimento de “pertencimento”, na medida em que a pessoa tem com quem compartilhar sua vida, num momento em que o cônjuge e/ou demais membros da família já faleceram, os filhos cresceram e a pessoa se encontra repentinamente só.
            Os amigos passam a suprir nestes casos a ausências de parentes, são como outra família escolhida pelas afinidades, pela convivência, pela presença constante e afável em todos os momentos, pois é com eles que serão divididos os sorrisos, as lágrimas, é com eles que se estabelecerão conversas, auxílio mútuo, afastando aquela que é a maior inimiga das pessoas na velhice, ou seja, a solidão, que isola, entristece, deprime, leva a um sentimento de inutilidade, de desvalia.
            Portanto, a amizade é de inestimável valor e pode significar a própria vida, ou um sentimento maravilhoso de paz e integração, nesta fase, pois é através dela que o indivíduo encontrará suporte emocional, apoio, carinho, parceria, fortalecimento de identidade, elevação de autoestima, reconhecimento que certamente lhe proporcionarão viver mais tempo com mais amor e mais felicidade.

Data:2012.02.25
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2012.07.27-página 04-Sexta-feira
com o título
O VALOR DA AMIZADE
Publicado no blog:
http://icsvargas3.blogspot.com.br/2012/07/o-valor-da-amizade.html
Data:2012.07.27
Publicado no site:
www,icsvargas.blogspot.com
Data:2012.08.31
http://www.caestamosnos.org/Magazines/MAGZ_AGO2012/magazine-AGO-2012-6.htm

Publicado:
http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_outubro_2013_4_25.htm
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2013.10.02/03-sábado /domingo-página 4