quinta-feira, julho 27, 2006

EXERCÍCIO DE HUMILDADE

A cada dia que passa temos oportunidade de aprender com as pessoas,com os acontecimentos.Estar aberto para este aprendizado é saudável.
Muitas vezes somos pegos nas armadilhas de nossas próprias vaidades. Então, é bom parar,pensar,refletir,reavaliar antes de seguir em frente.Não podemos ser tolos a ponto de acreditar que tudo sempre vai ser como nós queremos, que todas as peças vão se encaixar tal como num quebra-cabeça.O fato de algo não sair como esperamos,pode ser um sinal para nos despertar,para fazer com que olhemos mais atentamente para nós mesmos e à nossa volta,para que ampliemos nosso raio de visão.Este momento deve ser a oportunidade de pensar que ainda temos muito a crescer, evoluir,para depois tentar dar mais um passo novo com mais conhecimento e segurança.
Sempre gostei de estudar,de ler, de escrever,de aprender com as pessoas.Custei muito a perceber que sou daquelas pessoas que gostam de gente, de se relacionar, de ouvir,de ampliar círculos. A troca que se estabelece é um fator de enriquecimento.O convívio com o diferente,a aceitação e o reconhecimento da multiplicidade de opiniões,valores,crenças,conhecimentos é sempre uma forma de exercitar a sabedoria e a humildade.
Passei anos, após a aposentadoria, com os sentimentos, o conhecimento e os relacionamentos embotados, atrofiados, pois sem me dar conta fui me afastando das pessoas, à medida que me afastava dos grupos que pertencia. Sem perceber estava indo contra minha natureza, minha maneira de ser. A falta de contato com as pessoas nos deixa cada vez mais isolados, amargurados e doentes.
Só percebi estas coisas, depois de uma mudança de comportamento. Escrevendo, parece que as coisas tornam-se mais claras. Elaboramos melhor nossos sentimentos reorganizamos os pensamentos, deixamos para trás coisas que já não servem mais.
Libertar-se do que nos incomoda é maravilhoso. Melhor ainda, quando isso começa a nos proporcionar maior aceitação,mais carinho, motivação, auto-estima, valorização.
Aí, então,é que caímos em pecado.Ficamos vaidosos.Passamos a correr o risco de ficar só alimentando nossa própria vaidade,até que algo nos mostra que não é bem assim.
Tenho recebido, como já disse, muito apoio,muito reforço positivo,emails, recados,atenção por parte de pessoas que gostam do que escrevo.Há alguns textos que foram lidos e utilizados em grupos de convivência,em grupos de estudos, reuniões.
Lógico que isso me envaidece. Não seria falsa a ponto de negá-lo. Estimulada por tudo isso, pela fase que estou vivendo agora, tentei novos desafios que não se concretizaram.
Não sou daquele tipo de pessoa, que vulgarmente se diz que fica dando tiro no escuro, isto é, tenta tudo em tudo que é área, para ver se um dia acerta.
Tenho procurado ser coerente, ao longo de minha vida, procurando fazer as coisas de acordo com meu gosto pessoal, minhas aptidões, minha área de trabalho e quando me julgo preparada para tal, entretanto isso não nos dá garantia de que o resultado seja aquele que esperamos.
É justamente por isso que o alerta está sendo válido, por propiciar a reflexão, para rever posições, e me mostrar que não devemos nos acomodar. Temos que nos aprimorar sempre antes de dar um novo passo e não ver só a porta que se fecha, mas as múltiplas possibilidades que se abrem com o questionamento que somos levados a fazer.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data: 2007.07.27
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.br
Data:2007.07.19
Publicado no site:http://recantodasletras.uol.com.br
Data:2007.07.19
Publicado no site:www.usinadaspalavras.com
Data:200708.19
Publicado: Eldorado,coletânea de poemas, crônicas e conto/Celeiro de Escritores, Santos/SP:Editora Comunicar,2008 Vol.XI

Data:2009.07.13
imagem:internet