quinta-feira, agosto 15, 2013

Página 9











Isabel C.S. Vargas 

ENTRELINHAS

Isabel C.S. Vargas



...entre raios, pedradas e metralhas, ficou gemendo, mas ficou sonhando. (Triunfo Supremo) Cruz e Souza

Esta epígrafe é de um poema do autor citado. Segundo sei é também seu epitáfio. Tal texto não me remete à guerra, conflitos, mas a uma situação relacionada à superação, resistência e auto-estima e que é denominada resiliência. Tal termo é empregado na física para indicar a capacidade dos materiais de voltarem ao estado normal após sofrerem grande pressão ou impacto. Não é usado só na física, mas em outros campos do conhecimento. A psicologia usa o termo para indicar a capacidade que a pessoa tem de se recuperar de grandes traumas, sofrimentos, abalos emocionais e seguir em frente, o que não significa que não foi atingido o bastante. É um enfoque diferente, que ao invés de analisar patologias, analisa ou estuda as respostas positivas do ser humano.

É a capacidade de resiliência que vai explicar porque uns conseguem a superação de tragédias, perdas enquanto outros sucumbem.

É estudada também no campo pedagógico.

A vida do poeta em questão é um exemplo de resiliência. Nascido em Desterro, hoje Florianópolis, filho de escravos foi alforriado e acolhido na casa do Marechal Souza como filho. Estuda mas com a morte dos protetores é obrigado a largar os estudos e trabalhar. Sofre perseguições e é proibido de assumir o cargo de promotor público por ser negro. A sua mulher enlouquece após a perda de dois filhos. Ele morre aos 36 anos. È o maior poeta catarinense.

O que me parece incrível e emocionante e que me induziu ao termo é a colocação de gemer e sonhar e que bem espelha a capacidade em questão. Ser atingido e olhar em frente. Não sucumbir, encontrar forças na própria dor.

Muitos fatores auxiliam ou predispõem à resiliência, entre eles afeto autoestima, laços afetivos fortes, fé, espiritualidade, flexibilidade, bom humor, alegria, tolerância, sabedoria, discernimento.

Dependendo da fase da vida é uma destas características que se sobressai ou grande parte delas entrelaçadas que fazem a rede capaz de segurar a pessoa para não cair, tal qual aquela rede utilizada pelos bombeiros, que além de segurar, aproveita o próprio peso e ainda impulsiona para cima.

Relembrando a vida do poeta, não posso deixar de lembrar certas situações que às vezes parecem tão fortes a ponto de causar mágoa como perceber-se alvo de ciúme de quem julgava amigo, mas que nada representa a não ser a prova da humanidade de todos nós, tanto de quem assim atua quanto de quem se deixa atingir, afinal cabe a cada um a escolha do caminho a seguir, se carregando mágoas como quem carrega um saco de batatas podres, que além de pesar atinge quem o carrega e quem está ao redor ou enterrando-o para servir de adubo que só fortificará mais os brotos que dali nascerem.

Lembro também pessoas maravilhosas que conheço e são tantas que usaram a dor para serem melhores e são fantásticas, alimentam o sonho, seu e de outros que tem o prazer de serem seus amigos e conhecerem a fortaleza de ternura em que se transformaram.

Por isto apesar dos raios, das tormentas, das dores e dos conflitos é importante ser otimista, permanecer íntegro e cultivar a esperança nas pessoas, no amor, na vida.

Isabel Cristina Silva Vargas

Pelotas/Rio Grande do Sul/Br





Revista eisFLuências Agosto 2013



Informação nº 04/Agosto/2013


Estimados leitores,


É com imenso prazer que lhes trazemos a Revista eisFluências do mês de Agosto/2013 na sua 24ª edição bimestral. Nela encontrarão os nossos melhores Prosadores e Poetas, a quem agradecemos a prestimosa e honrosa colaboração.


E porque achamos que a Cultura “não tem preço”, continuamos a manter GRATUITOS os nossos préstimos de doação à cultura, quer através da Revista eisFluências, quer através das Colectâneas e Antologias da Fénix.






Revista eisFluências de Agosto/2013

Para Ler a Revista clicar em:


http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_agosto_2013_3_24.htm


Sumário da Revista:






Da Direcção da eisFluências – Notícia de Falecimento do Escritor URBANO TAVARES RODRIGUES


Arnaldo Saldanha Abreu - "Domingo à Tarde" ; "Docemente num País Distante" e sua Poesia


Ary Franco - "Passeando na Floresta" e sua Poesia





Carlos Lúcio Gontijo – “Literariamente a Vida" e "A Mão espalmada de Alaíde Lisboa"





Carlos Mongiardin Saraiva - "O Voo das Borboletas" e "O Rei dos Elefantes"


Fahed Daher - "Meditação - Do que acho que sou"


Faustino Vicente - "Distanciando as Proximidades"


Humberto Pinho da Silva - "Jean Guitton - Uma Cena Curiosa da Sua Vida"





Isabel Cristina Vargas – “Entrelinhas”


Jorge Cortás Sader Filho – “Tempo Cinza"


Lúcio Reis - "Escritor" - Texto e Poema


Luiz Poeta (Luiz Gilberto de Barros) – “Amigo-Irmão”





María Sánchez Fernández – “Tragedia en Galicia" e "Poeta Del Mundo en Rusia"





Mario Rezende – “O Eleitor e o Sufrágio”





Mírian Wartusch - "Manequin na Janela do Mappim"


Nuno Rebocho – “Cabo Verde o País com mais Festivais por Km2” e “In Memoriam de Guilherme J. Melo”





Silas Corrêa Leite – “Somos Todos Índios”


Urda A. Klueger - "O Homem dos Olhos de Vidro"


Vera Salbego – “Cazu- A Menina Azul ”






Espaço Poético:






António Barroso (Tiago)/Candy Saad/Carmo Vasconcelos/Cleide Canton/Eliana Ellinger/Eliane Triska/Henrique L. Ramalho/Hilda Persiani/Irene Mercedes Aguirre/Isabel Passos/Maria Tomásia/Nancy Cobo/Pedro Du Bois/


/Raymundo Salles Brasil/ Samuel Freitas de Oliveira/Virgínia Fulber/Zéferro









Todas as Revistas já editadas, podem ser consultadas a qualquer momento na FÉNIX, sob o link que criámos para o efeito:






http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/publicacoes.htm





e onde o respectivo Livro de Visitas aguarda os vossos prezados comentários. Eles são incentivadores para nós!






Mais uma vez, solicitamos que usem o Livro de Visitas em vez dos habituais mail’s que nos endereçam, aos quais, devido à quantidade, nem sempre podemos responder em tempo.






Nunca será demais repetir que ficaremos sempre gratos se cada leitor fizer a divulgação que lhe for possível no seu site ou blogue, se o tiver, ou por qualquer outro meio ao seu alcance.






Esperando que tenham uma agradável leitura, e gratos por estarem connosco,


As nossas Saudações Literárias!


Em nome de toda a equipa que faz a eisFluências,






O Director


Victor Jerónimo


(Portugal/Brasil)






A Directora Cultural


Carmo Vasconcelos


(Portugal)






O Web Designer


Henrique Lacerda Ramalho


(Portugal)






A Proprietária


Mercedes Pordeus


(Brasil)






15 de Agosto/2013