sexta-feira, junho 15, 2007

COMO OS GIRASSÓIS       
                                          


Na internet circulam muitas mensagens que muitas pessoas se queixam por abarrotarem a caixa de emails, que não lêem, pois é muito lixo virtual. Claro que tem de tudo, mas há muita coisa que induz à reflexão. São textos de escritores famosos, de clássicos, salmos bíblicos, trechos de livros que associados ou não às belas imagens, ou bonitos fundos musicais nos proporcionam ver, ouvir e ler coisas muito interessantes.
Entre tantas coisas, sempre dá para extrair alguma lição. Uma delas é a mensagem que diz que todos deveriam procurar viver como os girassóis, que sempre se viram para o lado do sol, em busca de luz e calor. Para as pessoas qual o significado disto?
Nada mais é do que virar-se sempre para lado bonito, brilhante, que produz resultados bons, que faz crescer e desenvolver-se de forma sadia e/ou produtiva.
Nos relacionamentos deveríamos procurar sempre o lado bom das pessoas bem como o saldo positivo de qualquer circunstância.
É saber estimular e incentivar para o crescimento, para elevação da auto-estima, não enfatizando as piores ações, os erros ou o que poderíamos chamar de lado mais obscuro. O negativo existe em todos, mas não para ser ressaltado e sim para ser aprimorado com trabalho, perseverança, humildade e disciplina.
O positivo, assim como o sol proporciona crescimento,pois permite a percepção das coisas, das pessoas, de si mesmo.
A escolha é nossa, se vamos ficar voltados para o escuro, frio, para os erros, para as tristezas, mágoas, lamentando o que saiu errado ou o que não nos agrada e que invariavelmente nos trará sofrimento duas vezes, ou vamos nos mobilizar em razão do que desejamos e envidar nossos esforços para atingir tais objetivos. Assumir nossa responsabilidade por nossa vida, assumindo os resultados como conseqüência das escolhas realizadas. É importante extrair lições positivas das coisas negativas, com o intuito de não repetir os mesmos erros.
As flores necessitam de espaço, luz, calor, água e cuidados para se desenvolverem. Se trocarmos uma flor de lugar, elas procurarão sempre voltar-se para o lado que se adaptam melhor. São vivas, não são estáticas,
Os seres humanos também necessitam das mesmas coisas, ou seja, espaço, luz, calor, água, alimento, energia que são importantes para o crescimento físico, mas também podem ser traduzidos por relacionamentos saudáveis, onde haja respeito pela individualidade, atenção nas pequenas coisas, incentivo, valorização, calma e tolerância nos pequenos incidentes do cotidiano, flexibilidade na solução dos impasses, amorosidade, paciência e humanidade no trato das coisas que se referem às necessidades do outro, pois assim o espírito também se fortalece permitindo que as pessoas vivam melhor. Um outro componente importante para viver melhor é saber perdoar, pois o perdão é o remédio que cura todos os dissabores, mal entendidos e atritos inevitáveis do cotidiano. Mais uma vez é necessário agir de acordo com a natureza, pois segundo R. Tagore, “A terra quando insultada, vinga-se dando flores”.

Publicado no Diário da Manhã- Pelotas-RS
Data:2007.06.15
Publicado no jornal on line: http://www.jornal3milenio.com.br/
Data:2007.07.11
Publicado no site:http://www.icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2007.11.17
Publicado no site:http://www.euautor.com.br/
Data:2008.05.04
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.02.13
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2009.12.14
Publicado no site:http://minha.msn.bolsademulher.com/perfil/mirianmiranda/blog/ver/472692
Data:2009.02.26
imagem:http://www.pequenoradioamarelo.blogger.com.br/girassol.jpg
Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3488382
Data:2012.02.09

Marcadores: