sábado, julho 07, 2007

VENDO A VIDA DIFERENTE


“Lamentar uma dor passada, no presente, é criar nova dor

e sofrer novamente” W.Shakespere


Há dois textos que me chamam a atenção. Um é o poema de Jorge Luiz Borges denominado Voltar a Viver e o outro da música Epitáfio dos Titãs.

Ambos falam de coisas que deveriam ter sido feitas e que teriam trazido mais satisfação para as pessoas, tornando-as mais felizes.

O poema fala com muita sensibilidade das coisas que fazemos, como ter preocupações e cuidados em excesso, querendo tudo de modo certinho, sem imprevistos, dentro de um cronograma ou plano por nós montado, sem nos darmos conta que os imprevistos podem servir para desenvolver a criatividade.

Fala dos medos de enfrentar o inesperado, de cometer erros. Ambos, entretanto, são instrumentos de aprendizado e crescimento.

Com esta maneira diferente de encarar a vida, fazendo de tudo algo positivo, os momentos felizes seriam multiplicados e a vida mais plena.

Tanto o poema quanto a música falam da importância do contato com as coisas simples, do contato com a natureza, da vida sem máscaras, sem aparatos, sem supérfluos, do equilíbrio entre trabalho e lazer, da aceitação do outro, sem querer modificá-lo, do aprendizado tanto com o que é bom quanto com os dissabores,do valor de ver e sentir a vida como uma criança, ou seja de forma desarmada,pura,sem maldades,tramas ou qualquer outro sentimento mesquinho.

Ambos servem para uma parada para refletir, bem como são úteis para abrir os olhos de todos que tem medo de se desacomodar e inovar.

Não tratam o assunto em tom de lamentação, mas de constatação.

Lamentações, arrependimentos são atitudes ruins, visto que não vão modificar o que já passou, pois trazem para o presente mágoas e ressentimentos.

O enfrentamento com o que passou só tem sentido quando é para conscientizar que é preciso superar o que passou, perdoar-se, perdoar os outros,aceitar e procurar corrigir as falhas ou erros cometidos, agir no presente de maneira a canalizar as energias positivas para o instante presente, para edificar um futuro mais promissor, baseado em atitudes saudáveis no aqui e agora.

Publicado no Diário da Manhã- Pelotas-RS
Data:2007.07.07 ( Aniversário dos 195 anos da Cidade de Pelotas)
Publicado no site:http://recantodasletras.uol.com.br/
Data:2007.08.06
Publicado no portal:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2007.08.27

Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/

Data:2007.11.10

Publicado no site:http://www.3milenio.inf.br/

Data:2008.09.22

Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br

Data:2008.12.25