terça-feira, setembro 26, 2006

É PRECISO SABER VIVER                          


Há momentos na vida em que somos pegos de surpresa, embora saibamos de antemão que eles acontecem para todos. Mesmo assim, nos sentimos frágeis e impotentes porque na realidade não estamos preparados para enfrentá-los.
É nas situações difíceis que nos colocamos à prova, e reavivamos nossos sentimentos, reafirmamos crenças, pontos de vista, para não nos deixar levar pelas torrentes turbulentas, fazendo com que aquilo que acreditamos caia por terra. É necessário colocar em prática tudo aquilo que pensamos e acreditamos,para não termos um discurso em desacordo com as atitudes.
Temos que acreditar que as provações fortificam, nos dão oportunidade de melhorarmos. Muitas são as escolhas que temos que fazer ao longo de nossas vidas. E, ao fazê-las ,temos que assumi-las sem lamentos ou culpas.Temos que saber olhar para frente procurando encarar o desconhecido com confiança.
Muitas pessoas são surpreendentes. Encontram forças para enfrentar situações e superá-las,dando exemplos de coragem, sublimação, dignidade,de fé na vida.Parecem ter vocação para a felicidade.Entregam-se por inteiro a esta tarefa, encontrando sempre justificativas que provam que vale a pena viver, que o que passamos serve para aperfeiçoar o espírito e com isto sermos melhores.
Certos acontecimentos não dependem de nossa vontade. Por estes não podemos nos responsabilizar,mas as escolhas de como iremos direcionar nossa vida a partir de tais situações, estas sim, somos responsáveis.
Lembro-me do texto que recebi e que repassamos em uma situação de grupo. Falava que frente às adversidades temos a escolha de ser como a cenoura, o ovo ou o pó de café.. Fazia uma analogia entre as situações dolorosas e a água fervente,que fere, queima e modifica.
A cenoura, inicialmente forte, firme, inflexível, em contato com a água quente, torna-se mole e frágil. O ovo, a princípio, tão frágil e sensível,torna-se duro por dentro,incapaz de voltar ao estado anterior de sensibilidade.Por fim, o pó de café,em contato com a água quente,utiliza-se dela,para se transformar em algo diferente do que era inicialmente,aproveitando aquilo que parecia ser ruim para se tornar melhor,sem perder suas características e sua essência.
Pois estas pessoas as quais me refiro, tem uma força interior imensa, sem, entretanto perder a doçura, a sensibilidade,a fé no ser humano, em Deus,encontrando sempre o lado positivo das coisas, estando sempre abertas ao diálogo,à conciliação,ao amor, ao perdão . São felizes ,apesar das adversidades,porque a felicidade não é não ter problemas,não ter tristezas,não enfrentar situações difíceis,mas saber como extrair delas ensinamentos para crescer como ser humano,se conhecer melhor e ser mais pleno.
São pessoas que sabem visualizar o lado bom das coisas e das pessoas e, por isso mesmo,agem de forma positiva,emanando sentimentos bons,que melhoram os relacionamentos pessoais, gerando uma troca gratificante e produtiva.Sabem encontrar a felicidade nas pequenas coisas,são parceiras,sabem que precisamos uns dos outros,que não infringem os limites da privacidade de cada um, são humildes ,porque sabem que tem muito a aprender,não se colocam em situações de julgadores,mas de conciliadores,compreendem ao invés de julgar,confiam em sua intuição e acima de tudo são pessoas que amam a si mesmas , ao outro e a Deus, mostrando que vale a pena acreditar na vida.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2006.09.26
Publicado no site:http://recantodasletras.uol.com.br/
Data:2007.07.22
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.br/
Data:2007.07.26
Publicado no site: http://usinadaspalavras.com/
Data:2007.09.15
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2008.05.31
Publicado no site:http://www.ousarsempre.blogspot.com/
Data:2008.08.06 (autoria só colocada em 2008.09.18)
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.05.30
Publicado no site:http://www.dominiocultural.com/
Data:2010.01.13
Publicado no site:http://www.webartigos.com/
Data:2010.01.13
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.01.13