domingo, fevereiro 11, 2007

POR QUE ESCREVEMOS  ?                                          
                                                             



    

Muitas pessoas têm facilidade para colocar no papel suas idéias. Outras, nem tanto. Há ainda as que não acham necessário fazê-lo, embora tenham aptidão para tal.
Inúmeras pessoas têm o hábito de escrever. Os diários da época de adolescência,
caracterizam o início de um hábito que por vezes perdura até a idade adulta. Entretanto, quem se atreve a tornar isto público, não são tantas assim. Há o temor da crítica, da exposição e até das diferentes interpretações que nossas palavras podem suscitar.Entretanto, depois que começamos a fazê-lo, o temor inicial desaparece e as palavras vão fluindo com mais segurança.
Há quem possa escrever para ter reconhecimento, mas há quem tenha encontrado a sua maneira de se expressar, de se posicionar no mundo, de passar experiências vividas, de externar sentimentos, opiniões, posicionamentos que poderão até auxiliar outras pessoas que vivam situações semelhantes, que se identifiquem com as colocações, ou que muitas vezes necessitem de uma palavra que as façam ter coragem de empreender uma nova tarefa, uma mudança e até mesmo perceberem que todos temos dificuldades, dúvidas, inseguranças.
Muitas vezes nos reconhecemos através do que percebemos no outro. Podemos gostar ou não. Geralmente quando não gostamos de algo que percebemos, temos oportunidade de nos questionarmos e corrigir aquilo em nós mesmos, assim nos aperfeiçoamos, crescemos e melhoramos os nossos relacionamentos.
Creio que nossas imperfeições nos dão a dimensão de nossa humanidade, de quanto temos que aprender, mas que podemos melhorar a cada dia, buscando sempre aperfeiçoamento espiritual.
Ao escrevermos, colocamos nossas idéias em ordem, vemos com mais clareza determinadas situações, compreendemos melhor determinados sentimentos, produzindo até mesmo um efeito mágico, fazendo certas dificuldades ou temores sumirem à medida que os escrevemos e nos defrontamos com eles.
È também uma forma de chegar aos mais diferentes tipos de pessoas, permitindo que possamos nos identificar, independente de posição social, credo, raça, idade ou sexo.
Conseguimos perceber que vivenciamos situações idênticas, mas reagimos de maneira diferente, levando em conta nossas experiências, nossas convicções, nossa maneira de ser, Temos a chance de perceber que mesmos acontecimentos tem efeitos diferentes nas pessoas e a maneira como os encaramos e a eles reagimos é que vai fazer a diferença. Uns se deixam aniquilar, outros encontram forças para recomeçar mais fortalecidos.
Creio que ao escrever, empreendemos uma viagem para dentro de nós mesmos, dando-nos a possibilidade de entender que a felicidade está no bom uso que fazemos daquilo que temos e que a real importância de escrever é conseguir tocar o coração das pessoas.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2007.02.11
Publicado no site: http://recantodasletras.uol.com.br/
Data:2007.07.18
Publicado no site: http://usinadaspalavras.com/
Data:2007.08.28
Publicado no site:http://www.icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2007.12.19
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/
Data:2007.12.19
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.br/
Data:2007.12.20
Publicado no site:http://www.brasilescola.com.br/
Data:2007.12.21
Publicado no portal:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2007.12.28
Publicado no portal: http://www.jornal3milenio.com.br/
Data:2008.01.13
Publicado no site:http://gavetadoautor.sites.uol.com.br/
Data:2008.01.26
Publicado no site:http://www.wmulher.com.br
Data:2008.02.25
Publicado no site:http://www.oilita.blogspot.com/
Data:2008.04.21
Publicado no site:http://euautor.com.br/
Data:2008.05.04
Publicado no site:http://www.jornallivre.com.br/45395
Data:2008.06.20
Publicado no site:http://lulylulety.blogspot.com/
Data:2008.07.28
Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/materia/6248/por_que_escrevemos.html
Data:2008.09.19
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.02.08
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2009.10.29
Publicado no site:http://www.dominiocultural.com/
Data:2010.01.08
Publicado no site:http://www.webartigos.com/
Data:2010.01.08
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2011.01.06
Publicado no site: Portal do Poeta Brasileiro
Data:2011.01.22
Publicado no site:http://www.osconfradesdapoesia.com/Biografia/IsabelVargas.htm
Data:2011.01.31
Texto utilizado para Concurso Cultural
http://www.colegiodinamicorv.com.br/
http://www.colegiodinamicorv.com.br/includes/concurso_cultural.php
Maio de 2011
Publicado em: http://www.universo.edu.br/portal/campos/por-que-escrevemos/
Data:2011.04.29

imagem : internet

Publicado no site:http://portadopoetabrasileiro.blogspot.com/2011/01/por-que-escrevemos.html
Data:2011.01.20

Publicado no site:
http://unionhispanoamericana.ning.com/profiles/blogs/por-que-escrevemos?xg_source=activity
Data:2012.03.23

Marcadores:

BONS FRUTOS

Primeiro dia na praia. Viagem agradável. Pude constatar que é possível viajar sem estresse, com atitudes solidárias de motoristas que se preocupam em sinalizar para dar passagem de maneira cordial. Este é um dos motivos que me faz ir para o litoral do nosso estado por três anos consecutivos. Durante anos, a viagem para o litoral catarinense era algo que me deixava muito angustiada, de modo que ao chegar percebia um nível de tensão muito grande e uma forte dor de cabeça, devido ao trânsito caótico que tinha que enfrentar. Mas, voltemos à praia.
Mar limpo e calmo. Sossego. Como sempre faço, levo um livro na sacola de praia. Entre idas e vindas ao mar, aproveito para conversar, ler, observar.
Observo a segurança de minha neta. Isto se deve ao fato de estar em local conhecido, onde até a reconhecem de outras estadias no local. Na praia sabe que tem que ficar próximo. A cada passo adiante, vira-se para ver se aprovamos. Diverte-se.
Em meio às coisas corriqueiras, vejo que as sementes frutificam. Ao se dirigir, sozinha, aos chuveiros automáticos, espera sua vez na fila. Aguarda certo tempo e volta indignada. Revela seu aborrecimento dizendo que as pessoas não são educadas por não esperarem sua vez na fila para poderem limpar os pés sujos de areia. Cortam a fila sem se importar com quem está à espera.
As lições vão sendo internalizadas e se manifestam nas atitudes no cotidiano.
Respeito! É isto que ela está cobrando. É, apenas, uma criança. Quem respeita, também quer ser respeitado. Sabe se posicionar, tem auto-estima. A criança que é respeitada sente-se valorizada.
Vejo como se expressa com clareza,como sabe o que quer e como argumenta sobre o que pensa e batalha pelas coisas que pensa serem justas, ou corretas.
Mais uma vez verifico que observando a natureza, podemos tirar muitas lições, é só estarmos posicionados como eternos aprendizes diante da vida que se descortina sob nossos olhos atentos.
Quando saímos da praia, o sol já estava se recolhendo, num espetáculo lindo e a lua crescente, surgindo bem faceira, para mais tarde servir de inspiração para os eternos românticos, ou eternos apaixonados. Ambos, magníficos, respeitosos partilhando espaço, indicando como podemos conviver harmoniosamente, respeitosamente, bastando para isto reconhecermos não só o nosso lugar, mas também o lugar do outro, mostrando o valor da fraternidade, ao confraternizarem no radioso espetáculo da natureza.
Para vivermos melhor, muitas vezes só temos que copiar o que a natureza ensina.
Todos são importantes, todos tem uma missão, basta descobrir a sua, e por mais simples que seja tem seu valor e a ela temos que nos dedicar dando o melhor de nós.

Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2007.02.07
Publicado no site:http://www.usinadaspalavras.com
Data:2007.11.14
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com
Data:2008.02.15
Publicado no site:www.recantodasletras.com.br
Data: 2012.02.02