quarta-feira, julho 01, 2009


DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE                                                                                                                                                                                                      


A depressão é uma enfermidade que pode ocorrer em qualquer faixa etária. Geralmente, os familiares procuram ignorar ou mascarar a doença, por não saberem como tratar, visto que não é algo exposto, fácil de visualizar. Por ser entendida como um mal da alma, por falta de informação as pessoas tendem a esconder, pois existe preconceito ,por parte destes familiares e da sociedade em geral ,com este tipo de doença.
Nos idosos ela pode vir a se instalar por vários fatores, tanto de ordem
social como de ordem física.
O fator social pode ser desencadeado por aposentadoria, por perda do cônjuge, pela saída dos filhos de casa por terem atingido a tão almejada independência fazendo que a pessoa sinta-se como inútil, por não estar trabalhando ou vivendo em função de alguém. Fica a sensação de vazio ,que não preenchida com outras atividades, como a participação em grupos , o desenvolvimento de novas habilidades e a prestação de trabalho voluntário ,que favorece a instalação da depressão.
No que se refere aos fatores de ordem física, podemos citar a deficiência visual que é muito comum nos idosos, como no caso de catarata que faz com que a pessoa vá perdendo a visão. Também a diabetes pode causar este tipo de problema o que gera insegurança e até a impossibilidade de ter uma vida social normal, vindo a causar a depressão. O mesmo ocorre com problemas de ordem motora.
A situação financeira, ou seja, a falta de condições para arcar com as necessidades nesta fase da vida por si só já é motivo de ansiedade que pode se transformar, se não tratada, em depressão.
Um outro fator capaz de gerar a depressão é a falta de afetividade, ou seja, falta de carinho de familiares o que produz bem estar, segurança, valorização, autoestíma e reforço dos vínculos, fazendo com que o idoso tenha reforçado o sentimento de pertencimento, ou seja, de estar inserido, aceito e amado dentro de um grupo familiar.
A depressão também pode ocorrer por questões genéticas, pela falta de alguma substância no cérebro.
É importante a busca do tratamento, tanto médico como psicológico, pois existe a necessidade de medicação, que é fundamental para a superação da enfermidade, mas também existe a necessidade de acompanhamento e apoio por parte de um psicólogo para que a pessoa tenha segurança para mudar o comportamento.
Data:2009.07.02
Publicado no site:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2009.07.02
Data:2009.07.02
Data:2009.07.02
Publicado mo site:http://www.wmulher.com.br/
Data:2009.07.06
Publicado no site:http://www.brasilescola.com.br/
Data:2009.11.13
Publicado no site :http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.01.19
Publicado na Revista Cata-Vento Edição nº 04- Jan-Fev/2010
Palmeira-PR
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2010.05.20
Publicado no site:www.recantodasletras.com.br
Data:2012.01.31


Orkutei.com.br


Recados imagens animadas http://www.orkutei.com.br/