sábado, fevereiro 04, 2012


                                          Meu vício

“A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício é quando se tem o prazer seguido da dor” Margaret Mead

Sua origem está na palavra latina vitium que significa falha ou defeito.
            Os vícios, em geral, são ligados aos pecados, às coisas danosas. Por isso é comum ao pensar em vício, as pessoas se reportarem às condutas socialmente reprováveis e hoje até proibidas por lei  em função do local, da atividade, da idade, como o cigarro e o álcool.
          Há quem de imediato possa mencionar a gula, o vício por doces, chocolates.
          Interessante é a colocação da autora supra indicada na epígrafe que relaciona vício, virtude, dor e prazer, mostrando que assim como no amor e no ódio os antagônicos se atraem.
            Isto me deixa mais à vontade para falar de meu vício: ESCREVER
            E é um vício antigo. Começou lá na adolescência com os diários, passou para as cartas, depois pelos textos profissionais que publicava na imprensa, pelas crônicas, contos, poemas. Enfim, um colar de miçangas parafraseando Mia Couto. Se antes escrevia por puro deleite, sem me atrever a mostrar a alguém, depois que comecei a mostrar o que não me revelava interiormente (só o profissional), passei para o inevitável, para aquilo que revelava minha opinião (crônica). Ousadamente passei para os pequenos contos. Tudo até então relacionado ao prazer, não saberia explicar se por virtude ou vício. A última fase deste entremeado de linhas, essa sim é de pura dor. E o escrever, dolorido, sangrado em cada letra é meu processo de catarse na tentativa desesperada de permanecer viva, de não perder a sanidade e elaborar a dor pela perda de meu filho amado. Deduzo, então , baseada na definição acima que meu ato de escrever é de puro vício, embora não danoso, não prejudicial, mas sim como um último e desesperado recurso de sobrevivência, de me manter ligada ao meu amor que se foi , à mim mesma, tentando me reencontrar e me relacionar com as pessoas, fugindo do desespero e da solidão.

Publicado na Revista Literária cujo tema era Meu Vícios


Publicado na Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
Livro de Visitas
Data:2011.10.20

Publicado no blog:www.icsvargas.blogspot.com
Data: 2011.10.20

Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2012.02.05 -Domingo- Tribuna do Povo- Página 04


Publicado no http://www.facebook.com/profile.php?id=100000016052307
Data:2012.02.04

Marcadores: