segunda-feira, janeiro 12, 2009

BONS PROPÓSITOS E ATITUDES


Creio que todo cidadão consciente e comprometido com a melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual está inserido, sempre que um novo ano começa, se questiona sobre qual poderá ser sua contribuição ou em que deve mudar.
Nem bem o ano começou e dá para perceber que só bons propósitos não bastam para acabar com as guerras, com a violência, com as drogas, com o abandono de determinadas regiões, com a crise econômica que atingiu segmentos dantes supostamente inatingíveis.
É preciso que cada um cuide do que lhe cabe com mais afinco, que não negligencie seus deveres, inclusive aquele de fiscalizar as ações de quem elegeu para ver se o mesmo merece ser reeleito ou não. É passo a passo que caminhamos. Com paciência e perseverança.
Em 2009 desejo:
Menos crianças nas esquinas, pedindo esmolas, dormindo nas ruas, disputando comida com os cães, revirando lixo, consumindo drogas, progredindo na escola do crime;
Mais vagas nas escolas públicas, onde haja ensino qualificado, com professores bem remunerados, que lhes garanta possibilidade de competir em igualdade com alunos das escolas particulares. que não são os vilões da história, apenas preencheram uma grande lacuna;
Mais oportunidades de trabalho para os jovens, que não fiquem só "estagiando" regular ou irregularmente;
Mais investimento nas regiões mais pobres, mais trabalho, mais possibilidade de desenvolvimento e autosustentação. Trabalho confere dignidade, elevação da autoestima.
Menos segmentação; se a Constituição fosse cumprida, se as leis vigentes respeitadas, os Estatutos cumpridos, não haveria necessidade de mais estatutos. Já temos o da Criança e do Adolescente e o do Idoso (que continuam a penar com proventos irrisórios, com o malfadado fator previdenciário a diminuir os valores de aposentadorias na medida em que aumenta a expectativa de vida de modo que até quem o criou ou foi favorável até já se arrependeu, pois pode resultar em prejuízo eleitoral vindouro) e agora já se noticia o tal Estatuto da Juventude. Quantos estatutos mais pretendem criar?
O importante é tirar do papel o que está só no papel e passar à execução.
Criem-se mais escolas, mais centros esportivos, menos prisões.
Que o Estado cumpra seu dever. Hoje, não fosse o empenho das ONGS, da sociedade civil, de profissionais valorosos o caos estaria estabelecido em muitos locais, com relação à saúde, segurança, fornecimento de medicamentos.
Desejo, resumindo, que cada um faça sua parte (que cuide da família, dos animais, do meio ambiente, cumpra seu dever no trabalho, estenda a mão para auxiliar, dentro de suas possibilidades, que seja generoso) para poder com mais legitimidade cobrar de quem não o faz.
Não adianta falar do político que não trabalha, se falta o seu trabalho sem motivo, falar dos gastos em excesso, se desperdiça água, energia elétrica, da sujeira das ruas, se joga lixo na rua ou não limpa o jardim de casa, falar dos espertalhões se também quer levar vantagem.
Assim, para 2009, mais consciência, mais honestidade, mais justiça, paz, fraternidade e atitude.
Publicado no site:http://jornaldedebates.ig.com.br/
Data:2009.01.11
Publicado no Diário da Manhã- Pelotas- RS
Data:2009.01.16
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2009.01.16
Publicado no site:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2008.01.17
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/
Data:2009.01.17
Publicado no site:http://www.wmulher.com.br/
Data:2009.01.19
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.01.19
Publicado no site:http://www.euautor.com.br/
Data:2009.01.19
Publicado no site:http://www.omelhordaweb.com.br/
Data:2009.01.19
Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/
Data:2009.01.20
Publicado no site:http://lulylulety.blogspot.com/
Data:2009.01.29
Publicado no site:
http://minha.msn.bolsademulher.com/perfil/mirianmiranda/blog/ver/472642
Data:200.02.26