segunda-feira, dezembro 16, 2013

TEMPO DE SER FELIZ


TEMPO DE SER FELIZ
Isabel C S Vargas

Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus.
Eclesiastes 2.3











Isabel C S Vargas



A sensação é de que estamos entrando na reta final de uma corrida. A corrida do tempo. Quando percebemos já era primavera, outubro se aproximando, com novembro às portas e o apelo natalino se fazendo presente.
Há muito que fico aborrecida com o tipo de apelo comercial e consumista que se instala. Parece que tudo só tem sentido em função dos presentes que são quase impostos pela mídia. A cada ano prometo que vou fazer diferente, que não vou entrar nesta roda viva na qual acabamos inseridos. Entretanto, não consigo cumprir na íntegra o que me proponho, pois há crianças com apelo convincente e necessidades a serem satisfeitas e que aproveito satisfazer neste período.
É a época de arrematar pontos, ou seja, concluir tarefas, encerrar ciclos, fazer inventário, ver o que valeu a pena, o que deve ter continuidade, o que devemos descartar, o que ainda é possível fazer antes do ano findar.
Os estudantes já começam a se preparar para o período de férias. Os adultos a se preocuparem com as crianças que cessam as atividades escolares. Enfim, é hora de encerram-se diversas atividades, pois logo dezembro está chegando e a correria se intensifica. Ao desacelerar o ritmo de vida é possível criar momentos de repouso, paz, tranquilidade, que certamente auxiliam no processo de introspecção. 
Os estudantes já começam a se preparar para o período de férias. Os adultos a se preocuparem com as crianças que cessam as atividades escolares. Enfim, é hora de encerram-se diversas atividades, pois logo dezembro está chegando e a correria se intensifica. Ao desacelerar o ritmo de vida é possível criar momentos de repouso, paz, tranquilidade, que certamente auxiliam no processo de introspecção.
Para que não ocorram maiores atropelos, é importante definir prioridades, não deixar tudo para última hora. Acima de tudo é importante não esquecer que a época propicia reflexão, para que possamos olhar para dentro de nós e ver se gostamos de como nos edificamos, do que realizamos, em que podemos melhorar, em que erramos para corrigir os erros evitando repeti-los. É preciso rever metas, mudar atitudes, eliminar situações improdutivas, evitando que sentimentos nefastos a si mesmo e aos outros se prolonguem ou se perpetuem.
É tempo de perdão, de rever posturas, conceitos, abandonar preconceitos É tempo de renascer, isto é nascer de novo, o que pressupõe leveza (abandonar as cargas desnecessárias), coração puro (despojar-se de sentimentos ruins), desenvolvimento (crescer como ser humano), aprimorar habilidades (de comunicação, entendimento, solidariedade, espiritualidade, tolerância, alegria, bom humor), que conduz a relações mais pacíficas e harmoniosas.
É necessário coragem e lucidez para parar (porque em certas ocasiões as pessoas não desejam isto, para não terem que enfrentar determinados problemas que se arrastam e demandam atitudes drásticas, definitivas), avaliar, decidir, eliminar o que não serve e finalmente recomeçar.
Pode ser difícil o recomeço, mas é gratificante porque demonstra coragem de enfrentar desafios, perseverança, que permite romper barreiras e mudar paradigmas.
Quando a mudança ocorre no interior, é como luz que se reflete ao redor e se espalha mostrando caminhos a serem seguidos de forma mais segura e serena.

Isabel Vargas
Pelotas/Rio Grande do Sul - Br 

Informação nº 06/Dezembro/2013 - eisFluências

Informação nº 06/Dezembro/2013


Estimados leitores,



É com imenso prazer que lhes trazemos a Revista eisFluências do mês de Dezembro/2013 na sua 26ª edição bimestral. Na próxima semana será publicado o nosso habitual SUPLEMENTO DE NATAL.


A todos os digníssimos autores que nos têm acompanhado nestes 4 anos de edição agradecemos a prestimosa e honrosa colaboração. Aos leitores que nos têm agraciado com as suas mensagens de apoio e incentivo manifestamos também a nossa gratidão.


A todos deixamos o nosso amistoso abraço de BOAS-FESTAS, com desejos de um FELIZ NATAL e votos de um ANO NOVO pleno de frutuosas realizações, com muita SAÚDE, PAZ, E VIDA EM LUZ E HARMONIA.


Revista eisFluências de Dezembro/2013






Para Ler a Revista clicar em:






http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_Dezembro_2013_4_26.htm





Sumário da Revista:










CONVIDADO DO MÊS - Fahed Daher - "CONHECER-SE A SI MESMO"






António Justo - "NELSON MANDELA – UMA LENDA NOS MEANDROS DO PODER"


Ary Franco (O Poeta Descalço) - "MINHA PAZ, NOSSA PAZ!"


Carlos Lúcio Gontijo - "MEDALHA NO PEITO DA PESSOA CERTA"


Antonio Carlos Mongiardim Gomes Saraiva - "LOUVA-A-DEUS"


Clóvis Campêlo - "A DOR DE UMA SAUDADE"


Faustino Vicente - "VANDALISMO DO 4º SETOR"


Humberto Pinho da Silva - "BRINCANDO AO SOL"


Humberto Rodrigues Neto - "GUERRA CONTRA O PAPA"


Irene Mercedes Aguirre - "SABIDURÍA - A Confucio (siglo VI)"


Isabel C.S.Vargas - "TEMPO DE SER FELIZ "


João Bosco Soares dos Santos - "AFETO E TERNURA"


Jorge Cortás Sader Filho - "DUDA"


José Ribamar Bessa Freire - "DOM WALDYR, O NOSSO BISPO"


Marco Bastos - "EM TUDO"


María Sánchez Fernández -"PREMIOS PRÍNCIPE DE ASTURIAS 2013"


Nuno Rebocho - "QUANDO BUZINAM OS TÁXIS DA TRISTEZA"


Roberto Romanelli Maia - "O ORGASMO FEMININO UM REMÉDIO NATURAL E NECESSÁRIO"


Urda Alice Klueger - "ROUBARAM-LHE O MAR!"


Walter da Silva - "TRADIÇÕES, CONTRADIÇÕES (90)"



Todas as Revistas já editadas, podem ser consultadas a qualquer momento na FÉNIX, sob o link que criámos para o efeito: http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/publicacoes.htm





e onde o respectivo Livro de Visitas aguarda os vossos prezados comentários. Eles são incentivadores para nós!






Mais uma vez, solicitamos que usem o Livro de Visitas em vez dos habituais mail’s que nos endereçam, aos quais, devido à quantidade, nem sempre podemos responder em tempo.






Nunca será demais repetir que ficaremos sempre gratos se cada leitor fizer a divulgação que lhe for possível no seu site ou blogue, se o tiver, ou por qualquer outro meio ao seu alcance.






Esperando que tenham uma agradável leitura, e gratos por estarem connosco,


As nossas Saudações Literárias!


Em nome de toda a equipa que faz a eisFluências,






O Director


Victor Jerónimo


(Portugal/Brasil)






A Directora Cultural


Carmo Vasconcelos


(Portugal)






O Web Designer


Henrique Lacerda Ramalho


(Portugal)






A Proprietária


Mercedes Pordeus


(Brasil)






15 de Dezembro/2013