sábado, junho 24, 2006

ENVELHECER SEM TEMOR


Lendo a revista Isto é número 1909 chamou-me a atenção uma reportagem sobre comportamento, que tratava sobre o envelhecimento e as novas características da população desta faixa etária.
O Brasil em 1970 era um país de jovens. Hoje,com o envelhecimento da população e a limitação do número de filhos,principalmente nas classes média e alta,somos um país com um número grande de idosos.É um contingente que cresce no mundo todo.É um novo filão para ser explorado pela propaganda, marketing, turismo, enfim por vários segmentos da economia.
A expectativa de vida aumentou nas últimas décadas. O avanço da medicina, das pesquisas, da tecnologia contribuiu para isto.
O incremento das atividades de lazer, cultural e esportivo possibilita uma vida mais ativa, mais prazerosa, menos sedentária e isolada para o idoso.
O Estatuto do Idoso, que data de 2003, disciplinou certos direitos que visam maior inserção dos mesmos na sociedade, evitando que permaneçam discriminados, isolados, até por questão cultural do ocidente, por falta de valorização do saber acumulado, da experiência, do exemplo, uma vez que os velhos, idosos ou sexagenários, independe de como denominá-los eram considerados inúteis, posto que não estavam mais inseridos nos meios de produção.
Isto mudou. Muitas famílias hoje são sustentadas pelos rendimentos dos idosos.
Vale ressaltar que o capítulo V,art.20 da Lei 10.741,Estatuto do Idoso, garante aos mesmos o direito à educação,cultura,esporte,lazer,diversões,espetáculos,produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
No que se refere à educação esta lhes é garantida com adequação de currículos,metodologia e material didático.
No ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento,ao respeito e à valorização do idoso,como meio de eliminação do preconceito.
Independente do que a lei possa garantir,é fundamental a atitude da própria família para com o idoso,o tratamento e a atenção que lhes dispensam. O cuidado no aspecto afetivo e emocional é importantíssimo.Sentir-se perfeitamente inserido e adaptado no contexto familiar é de suma importância para a manutenção da saúde emocional e física, em decorrência.
O avanço da idade não é sinônimo de inutilidade.Com os cuidados que são possibilitados hoje, com a medicina preventiva, as pessoas chegam às idades mais avançadas com muita vitalidade, em plena forma, praticando atividades físicas, competindo trabalhando estudando empreendendo novas atividades , perfeitamente inseridos no contexto social e comunitário,praticando atividades de voluntariado, auxiliando os menos favorecidos e servindo de exemplo para as gerações mais novas.
Segundo dados da revista já citada acima, o Brasil tem hoje 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Daqui a 20 anos será o sexto país com maior número de idosos.Segundo previsões da ONU,daqui a dois anos o mundo terá mais sexagenários que crianças.
Logo, não tem sentido nem é razoável discriminar esta grande parcela da sociedade,vale, isto sim, investir nela, afinal como diz César Souza, autor de sucesso,”Sonhos não envelhecem e sempre é tempo de iniciar um novo script.”
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS- Edição de Aniversário
Data:2006.06.24/25
Publicado no site: http://rabiscos.terra.com.br/
Data:2007.07.19
Publicado no site: www.recantodasletras.com.br
Data:2007.07.19
Publicado no site:http://www.usinadaspalavras.com/
Data:2007.08.19
Publicado no portal:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2007.09.10
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/
Data:2007.11.27
Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/
Data:2009.09.27
Publicado no INFORMATIVO INTERNO DO HOSPITAL ESCOLA UFPEL/FAU
Data:2008.09.30
Publicado no site:http://www.wmulher.com.br/
Data:2008.10.13
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.03.01
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2009.07.13
imagem: internet
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=116
Publicado no site:http://www.pmdd-2011.blogspot.com/
Data:2011.10.27
Republicado no site:www.recantodasletras.com.br
Data:2012.01.29