sexta-feira, fevereiro 24, 2012


MANEIRAS DE VIVER

            Viver implica em escolhas.
            Carregamos um pesado fardo ou vivemos comprometidos com nossa felicidade.
Estes fardos podem comprometer o caminho a ser percorrido, impedindo o desenvolvimento da pessoa. Neles se incluem mágoas, decepções, rancores que devem ser enfrentados e dos quais é necessário fazer uma releitura. Dependendo de como as pessoas encaram os acontecimentos que ocorrem em suas vidas, eles poderão ter um peso positivo ou negativo.
            Deixar-se derrotar com sentimentos negativos compromete o presente e o futuro. Não se trata de ignorar, de esconder de si mesmo, querendo não ver ou não sentir, mas rever, refazer, reciclar, isto é, transformar algo que já não serve que passou em algo novo e positivo capaz de gerar condutas e resultados propulsores, que induzem o indivíduo a ir em frente com mais leveza e mais qualidade de vida.
            É necessário se desfazer de preconceitos, medos que são geradores de estresse, usando de imaginação para empreender a própria felicidade.
            È importante desenvolver as tarefas com prazer, inclusive e principalmente o trabalho, o dia a dia dando espaço para os sonhos.
            Para que tal aconteça é necessário mudar antigas concepções com relação ao trabalho e à vida reconhecendo-se como principal responsável pela própria felicidade.
             O reconhecimento que a vida de cada indivíduo é fruto das próprias escolhas, é fundamental. A cada um cabe mudar o que não está sendo satisfatório para buscar a realização em todos os aspectos, ou seja, afetivo, familiar, profissional, social.
Publicado no:http://cadernosdocetres.blogspot.com/2009/03/maneiras-de-viver-viver-implica-em.html
Data:2009.03.12

Data:2012.02.24


FELICIDADE, UM MODO DE ENCARAR A VIDA

Até hoje muitas pessoas parecem não ter encontrado a felicidade. Passam boa parte da vida à sua procura, colocando-a num ponto distante de si, como uma meta a ser alcançada em um futuro distante. Fazem projetos dos mais variados tipos , estipulando a partir de quando serão felizes, adiando a felicidade, relacionando-a a aquisição de bens materiais, conquistas profissionais ou associando-a ao encontro de um parceiro idealizado para casar.
            Muito poucos percebem que a felicidade além de ter que ser alcançada no dia a dia, nas pequenas coisas pode ser diferente para cada pessoa.
Podemos dizer que ela é feita de momentos, não é constante, porque e vida não é só feita de momentos alegres, felizes, de comemoração, conquistas ou gratificações. Também faz parte o que podemos denominar de outro lado da moeda, ou seja,as tristezas, os dissabores, as doenças, perdas, pois ninguém é imune a estes acontecimentos. Entretanto há pessoas que conseguem enfrentar e superar estes momentos de forma serena, sem perderem a alegria de viver, a paz de espírito, a fé, a sensibilidade, o amor pelo semelhante. Geralmente são pessoas com a inteligência emocional bem desenvolvida, conhecedora dos próprios sentimentos e do sentimento do outro, tendo autoestima elevada , sendo capaz de motivar-se, ter equilíbrio emocional e bom relacionamento com os demais.
            A felicidade é conseguida pelos indivíduos que se dispõem a serem felizes. É uma opção de vida, ser feliz ou não.É uma maneira de responder aos acontecimentos, vencer as barreiras externas, os medos,que muitas vezes levam a um boicote à própria felicidade.
            Ser feliz pressupõe cultivar o amor por si e pelo semelhante, saber perdoar a si e aos outros, aceitar as limitações do ser humano e ao mesmo tempo reconhecer a sua infinita capacidade de superação,é ser justo e generoso, saber cuidar do outro sem descuidar de si, ter sensibilidade para colocar-se no lugar do outro e dar a ele toda a atenção que é merecedor, é saber escutar não querer modificar o outro, mas perceber que tem que modificar a si mesmo. É dividir sentimentos para somar. É não acumular mágoas, é viver com simplicidade ,aprender com a natureza, com tudo que o cerca,com os erros, as frustrações e escutar a sua voz interior, a sua intuição e não desrespeita-la.
            Para ser feliz é necessário sentir que a felicidade não é um bem que se adquire pronto e acabado, mas sim fruto de uma disposição interior associada à percepção de que a felicidade se faz no agora, não em recordar ou lamentar o passado, ou viver pensando no futuro, mas em um exercício constante de bom humor, humildade, abertura para os acontecimentos e para as pessoas, sem julgamentos antecipados.
            É cultivar o respeito, a confiança,fé e amor por si e pelo semelhante.

Publicado no:http://cadernosdocetres.blogspot.com/2008/11/felicidade-um-modo-de-encarar-vida-at.html
Data:2008.11.26

Data:2012.02.24


Sentidos


Meus olhos buscam o horizonte
Em uma tentativa de te encontrar,
Meus sentidos se aguçam
Para sentir teu cheiro,
Relembrar teu sorriso,
E apalpar, mesmo em pensamento,
Teu rosto amado.




Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2012.02.24 página 15


Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdesaudade/3517559
Data:2012.02.24

Marcadores: