sábado, setembro 02, 2006

ESCOLHAS


Se você não tiver tempo para amar, crie. Afinal, o ser humano é um poço de criatividade e o tempo...bom, o tempo é uma questão de escolha.
Legrand

Desejo escrever sobre o grupo Voltando à Sala de aula. Já o fiz , em determinada ocasião,porém falando sobre algumas pessoas que me tocaram de alguma forma,por sua maneira de ser, quando ingressei no grupo.
Este é o terceiro ano consecutivo em que dele participo. Considero-o especial pela diversidade de participantes. Eles conseguem conviver de forma harmoniosa , proporcionando momentos de muita alegria e gratificação. Ao final do primeiro ano em confraternização disse que um dia ainda diria da importância que tinham para mim.Pois
Faço-o para externar-lhes o meu agradecimento pela acolhida e pelo muito que me proporcionam em termos de crescimento ,de convivência fraterna,de exercício de afetividade espontânea e sincera,pois uma característica marcante do grupo é a espontaneidade para mostrar os sentimentos que afloram.
Comecei de uma forma descompromissada, procurando absorver o que fosse possível, a cada semana ,em cada palestra.Mas, a interação começou a se intensificar,a amizade a se estreitar,a nos conhecermos melhor,sabendo das características de cada uma,dos gostos,da maneira de ser e de se comunicar,de grande parte do grupo.
Todo ano, por ser numeroso,o grupo se subdivide ,para facilitar o andamento do trabalho ao longo do ano.Há certas ocasiões,que os grupos menores parecem ensejar maior afinidade,mais entrosamento aumentando a vontade de estar junto e partilhar experiências.
É uma interação que nos fortalece como ser humano,através da identificação,do vínculo que se cria,do prazer da convivência,dos objetivos traçados.
As reuniões são tão importantes ,que mesmo fora do período normal de encontros,durante o verão o grupo continua a se reunir,fora do espaço da UCPEL.
Executamos atividades que melhoram a qualidade de vida,pois nos desenvolvemos no aspecto intelectual,emocional e físico,acabando por ganhar em unicidade, saúde e harmonia.Os momentos de lazer também contribuem para isso.
Procuramos partilhar bons sentimentos,boas ações,afastando pessimismo e desânimo,para cultivar sentimentos como entusiasmo,tolerância,bom humor, sempre prontas a infundir coragem e força para aquelas que necessitam.
A tônica é a convivência alegre ,procurando sempre expandir o otimismo e a esperança.Isto favorece a convivência e possibilita um relaxamento,um alívio nas tensões do dia a dia,o que ,certamente, promove a harmonia interior e a melhora nas relações,aumento da auto-estima e consequentemente uma nova maneira de se posicionar frente a si mesmo,no grupo,na família e nos demais segmentos sociais.

Publicado no Diário Popular-Pelotas-RS
Data:2006.09.02
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.brData:2007.07.26
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com
Data:2008.06.10
Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3516230
Data:2012.02.23

VOLTANDO À SALA DE AULA. PARABÉNS!





Superando barreiras a gente também pode saborear a vida. Que até nos surpreende,quando não se esperava,oferecendo-nos novos caminhos e desafios.
Lya Luft


Em meados de 1996 um grupo de professores de várias áreas, reuniu-se na Universidade Católica de Pelotas, a fim de estudar e debater o lúdico na educação.
Foram 10 palestras, sendo a primeira proferida pela Prof.ª Clarice S. Coelho, que coordena o Voltando à sala de aula, até os dias de hoje. Após as 10 palestras, o projeto estaria finalizado, entretanto, a aceitação foi tão grande,que o projeto se reestruturou e prossegue até os dias atuais,tendo sido ampliado seu público alvo e seus objetivos.
O público passou a ser pessoas de meia idade, acima dos 40 anos, visando preparação adequada para a terceira idade, oportunizando um envelhecimento saudável, de qualidade e perfeitamente integrado na comunidade. Trataram ao longo dos anos de assuntos como a educação física,o teatro,a dança,língua portuguesa, saúde,nutrição, comunicação, comportamento, com inúmeros palestrantes das mais diversas áreas.
O grupo continuou a reunir-se, semanalmente, na Ucpel, porém começou a ampliar suas atividades para além dos muros da universidade, procurando proporcionar melhores condições para a população da periferia, fazendo trabalho voluntário, dando aulas de artesanato para as mães carentes, como forma delas aumentarem os rendimentos familiares.
O grupo cresceu, renova-se a cada semestre e durante estes 10 anos diversificou e ampliou atividades.
Surgiu em 2000 o grupo Girassol que se dedica a fazer trabalhos para serem doados às crianças carentes, mães aidéticas, para entidades assistenciais e necessitados em geral, da comunidade. Conta este grupo, atualmente, com cerca de 15 participantes.Também em 2000 surgiu o Grupo Musical 5ªEstação ,que apresenta-se em eventos da comunidade, no decorrer do ano e em cidades vizinhas.
Em 2002 surgiu o grupo Magnólia, hoje com cerca de 20 pessoas, que também se dedica a trabalhos para serem doados para hospitais, casa do carinho e pessoas carentes que solicitam diretamente.
Também acontecem aulas de informática. Já aconteceram aulas de espanhol, literatura.
Há um grupo, que faz atividades teatrais para eventos específicos.
Estão programadas aulas de dança, alongamento, ginástica .
Não podemos esquecer dos momentos de lazer, das festas e das viagens.
Vale destacar,com tudo isso,que este projeto da UCPEL, cumpre um papel muito importante,valorizando,apoiando, integrando um segmento da sociedade,antes relegado a um plano secundário,senão discriminado,quer por serem mulheres,quer pelo fato de já não serem mais uma força produtiva no mercado de trabalho, a despeito do saber acumulado,da experiência,das conquistas pessoais alcançadas.É também uma forma de inserção e ampliação de horizontes para aquelas que não tiveram atividade profissional ao longo de sua vida, dedicando-se à vida familiar, não menos valiosa,porém de pouco reconhecimento no aspecto econômico e social.
Também é digno de ressalva o fato de com isto a UCPEL estar proporcionando ,de alguma maneira, a execução do que diz o Estatuto do Idoso e bem antes de sua promulgação, no que se refere a proporcionar acesso à educação de forma diferenciada em seus conteúdos.
Importante é a possibilidade de crescimento proporcionado às participantes, exercício de cidadania,de sadia e feliz convivência e, sobretudo, a possibilidade de redescobrirem novos modos de viver e conviver,além da valorização pessoal e elevação da auto-estima daí resultante e que proporciona mais saúde e mais qualidade de vida.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2006.09.02