terça-feira, junho 26, 2007

DIREITOS HUMANOS PARA TODOS                                                                                                    


Encerrou-se o curso de capacitação em Direitos Humanos da Edhuca, uma etapa vitoriosa, considerando tudo que foi realizado. O empenho, dedicação e competência da coordenação, incluindo o desempenho de toda a equipe de estagiários que foi muito atuante.
Os palestrantes vindos a cada final de semana, desde 2006, de vários estados e do Distrito Federal, certamente só enriqueceram cada um dos participantes quer por suas respectivas exposições, como com as oficinas realizadas.
Numa época em que muitas pessoas não aceitam quando são invocados os Direitos Humanos, alegando que estes só são usados em favor de marginais e não do cidadão de bem, não poderia deixar de ressaltar que ainda há um longo caminho a ser percorrido. A Educação em Direitos Humanos é algo novo e não é uma disciplina isolada a ser ensinada, assim como a Ética não deveria ser só assunto de uma disciplina. Ambos têm que ser opção de vida, escolha, tomada de consciência e posição assumida frente a si mesmo, aos outros, aos fatos que se apresentam no cotidiano. Na perspectiva escolar, tem que ser mostra através de um processo transdisciplinar, de forma ampla, que permita ir sendo assimilada em meio às vivências de cada um.
Os Direitos Humanos devem permear as ações de cada dia dentro de uma sociedade dita democrática. É o acesso à educação via ensino público e gratuito de qualidade, passa pela valorização, capacitação e remuneração digna para os professores, funcionários, técnicos, se fortalece na disponibilização de recursos para a execução dos trabalhos.
Também se complementa no oferecimento de condições mínimas essenciais de saúde, moradia, alimentação, vestuário, higiene, transporte que conferem condições de vida digna para todos os seres humanos. Isto é Direito Humano fundamental e consolidado.
O Trabalho, a segurança, a liberdade de escolha dos representantes, de credo, de associação, de acesso à cultura, de ter uma identidade nacional e de cultivar suas raízes culturais também são Direitos Humanos.
Isto tudo só existe e tem sentido a partir da salvaguarda do direito maior, que é o direito à vida, que se fortifica na garantia do direito à liberdade, inclusive de expressão.
É assunto de direitos humanos a aceitação da diversidade, com igualdade de possibilidade. Também o direito das mulheres à não violência, à possibilidade de trabalho sem diferença salarial pelo fato de ser mulher. Tudo isso vivenciado na escola, na sociedade e na família auxiliará para a formação de um novo cidadão que não terá uma visão de direitos humanos dissociada do cotidiano, como algo inatingível. Tudo que foi enumerado não está dissociado do direito ao meio ambiente equilibrado e preservado pelo homem, para todas as espécies.
Nos trabalhos de conclusão de curso dos colegas foi possível distinguir o intenso trabalho que vem sendo realizado por professores, psicólogos, assistentes sociais nas diversas instituições que atuam, assim como o trabalho das ONGS, visando à garantia destes direitos e a construção de uma sociedade com maiores possibilidades de promoção do indivíduo e distribuição de justiça social.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2007.06.26
Publicado no site: http://icsvargas.blog.terra.com.br/ com corte e o título de Direitos Humanos
Data:2007.07.10
Publicado no site: http://recantodasletras.uol.com.br
Data:2007.08.01
Publicado no jornal on line:http://www.jornaldedebates.ig.com.br
Data:2007.08.18
Publicado no site: http:// http://www.usinadaspalavras.com/ com corte e o título de Direitos Humanos
Data:2007.09.18
Publicado com alterações no site: http://www.brasilescola.com/
Data: 2007.09.22
Publicado no site:http:www.wmulher.com.br
Data: 2007.10.30
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/(com alterações.)
Data:2007.11.27
Publicado com alterações no site:http://www.kplus.com.br/
Data:2008.05.05
Publicado no site:http://www.olhasoaqui.com/(com as alterações acima)
Data:2008.07.29
Publicado no site:http://www.ampliareducacional.com.br/
Data:2008.08.21
Publicado no site:http://br.geocities.com/yza_vargas/
Publicado com corte e título de O que significa Educação em  Direitos Humanos no site:http://www.webartigos.com/
Data:2009.11.16
Publicado nos sites:
http://www.paralerepensar.com.br/
http://www.webartigos.com/- Dia Internacional de Direitos Humanos
http://www.dominiocultural.com/
Data:2009.12.10
Publicado no site:
http://jfzonalestesegura.blogspot.com/2010/12/10-de-dezembro-dia-internacional-dos.html
Data:2010.12.10