quarta-feira, agosto 09, 2006

QUESTÕES RELEVANTES


Vi na imprensa que ocorrerá de 20 a 30 de agosto a Jornada Literária de Passo Fundo.É a vigésima quinta edição que será comemorada intensamente.
É um evento consolidado não só no âmbito estadual. Difere de uma feira do livro pelo aspecto educativo e motivador que encerra. O aspecto econômico e comercial, embora relevante, não é o principal, em minha opinião.
O que me chama a atenção e quero enfatizar é a proporção que o evento tem e a resposta da comunidade.
Ao ler sobre isso, veio a minha mente a importância do professor que é capaz de despertar no aluno o interesse pela leitura.Tem um efeito cumulativo e multiplicador ao longo da existência de uma pessoa.E isto pode e deve ser desenvolvido no aluno desde a mais tenra idade.Não se deve deixar o aluno chegar ao segundo grau , para passar a exigir a leitura de determinados textos em função do vestibular.A leitura não pode ser uma obrigação e sim um prazer.
É algo lúdico.
Desenvolve a imaginação de uma maneira fantástica.
Reporto-me ao tempo de magistério, quando a professora de português nos conduzia sabiamente na interpretação de textos e indicava-nos inúmeros livros que não podíamos deixar de ler.Ainda hoje, recebo indicações maravilhosas da professora de uma oficina de narrativa que faço. O que falta é tempo para tudo. Foi neste ambiente que percebi o quando deixamos em segundo plano coisas nossas tão belas e importantes.
Confesso que só agora fui ler mais atentamente, ou detalhadamente João Simões Lopes Neto.
Entretanto, em nosso grupo há uma pessoa, residente no Brasil cerca de 30 anos, que o conhecia através de um professor da época de liceu que os incentivava a ler Simões Lopes Neto , porque admirava profundamente seus textos.Aí, novamente verifica-se o efeito multiplicador da atuação do professor.
Ao me deter nisso, faço uma relação coma a 4ª Jornada Cultural realizada em Junho deste ano pela 5ªCRE, sob a Coordenação da Professora Loiva Hartmann. Coordenadora de Projetos Culturais, que não teve a quantidade de público que merecia e que seria condizente com a propagada cultura da cidade.
Reconheço que há entidades e pessoas que são verdadeiros heróis sempre trabalhando para elevar o nome da cidade, da instituição ou de projetos a que estão vinculados, expandindo cultura para inúmeros segmentos. Sem medo de errar podemos citar a Academia Pelotense de Letras, a Academia Sul-Riograndense de Letras, o CLIPE, o IHGPEL.o INBRAJA ,Clube Panamericano e tantas outras entidades ligadas ou não ao poder público.Ressalto aqui o espaço que o Diário da Manhã sempre proporciona às entidades.
É de extrema importância a conscientização do papel fundamental do educador como incentivador e como exemplo a ser seguido.É ele e também a família que podem incentivar a criança e o jovem a entrarem na maravilhosa aventura proporcionada pelos livros.
A criança que convive no meio dos livros, forma o hábito da leitura com facilidade, incorpora-o como algo bom e indispensável, sem qualquer cunho de obrigatoriedade ou exigência em função de nota, ou seja, de avaliação.
É louvável a iniciativa daqueles professores que levam seus pequenos à Feira do Livro. É importante ter contato com este ambiente. Ressalte-se que a próxima feira do livro homenageará Simões Lopes Neto, com grande quantidade de eventos paralelos à feira. É preciso motivar para que haja cada vez mais público, além daquele certo e habitual da feira. É uma forma de promover maior inclusão o que sem dúvida será muito mais saudável em se tratando de público infantil e juvenil. É também uma forma de afastá-los um pouco de certos jogos de videogames violentos e desnecessários, que muitas vezes até as próprias famílias ignoram seus conteúdos em função da falta de familiaridade com estes jogos eletrônicos.
Temos é que usar os avanços em benefício da promoção do ser humano, da família, da sociedade, da produção técnico-científica, da pesquisa, da educação, do lazer sadio e do aprimoramento das relações humanas.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-Rs
Data:2006.08.09