quarta-feira, maio 20, 2009




A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE E DA RELIGIOSIDADE NA VIDA DAS PESSOAS.                                                                 

http://www.sensibilidade.blogger.com/





"Rezar é para a religião o mesmo que pensar para a filosofia. Rezar é criar religião"Novalis, Friedrich


É importante que todos tenham uma crença, uma fé. A iniciação deve começar desde cedo, pois permitirá um crescente desenvolvimento ao longo da vida do indivíduo.
O ser humano está em constante desenvolvimento, quer no aspecto biológico, como no psicológico e assim também deve ser no espiritual.
Se é importante cuidar da saúde, da alimentação, para ter uma vida saudável, há que se desenvolver, no indivíduo aquilo que diz respeito à espiritualidade e também à religiosidade.
Proporcionar o desenvolvimento da religiosidade implica em promover a qualidade e a expectativa de vida, principalmente no que se refere aos idosos. Através da religião muitos aspectos podem se aprimorados, como tolerância, aceitação das várias etapas pelas quais o indivíduo passa, de modo a fazê-lo com mais serenidade.
A espiritualidade não está, necessariamente, ligada a uma religião específica, mas sim ao modo como o indivíduo procura viver, se relacionar, atuar na família ou na sociedade, buscando proporcionar a si e aos que o cercam ambientes agradáveis, equilibrados, serenos onde seja prazeroso permanecer, se relacionar, trocar experiências, com prevalência da amizade, do amor, do respeito, do carinho, do bom humor, da solidariedade o que facilitará a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes credos.
Como o ser humano é um ser social, vive em comunidade, essa vivência em grupo tende a se intensificar na terceira idade, pois nesta fase, estimula-se cada vez mais a inserção em grupos para superação de perdas advindas da fase em questão como perda do cônjuge, afastamento de filhos que formaram novos lares, aposentadoria, ausência de outros membros da família. A espiritualidade e a religiosidade vão fazer com que estes laços sejam mais fortalecidos.
A espiritualidade e a religiosidade auxiliam o indivíduo a se aprimorar através de atitudes solidárias, que promovam valores éticos e morais bem como melhoram as relações interpessoais.
A prática de ações que proporcionem bem estar ao indivíduo, tenderá a elevar sua autoestima, o que é fator de grande importância na obtenção e manutenção da qualidade de vida.
Podemos dizer que através da religiosidade é possível ter motivação para viver e enfrentar dificuldades, superar com mais facilidade desafios e manter-se emocionalmente saudável.

Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.05.20
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2009.05.21
Publicado no site:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2009.05.22
Publicado no site:http://www.wmulher.com.br/
Data:2009.05.25
Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/
Data:2009.05.31
Publicado no site:http://www.bobeirasemgeral.blogspot.com/
Data:2009.07.01
Publicado no site:http://www.brasilescola.com.br/
Data:2009.11.13
Publicado no site:http://www.dominiocultural.com/
Data:2010.01.23
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.01.23
Publicado no site:www.recantodasletras.com.br
Data:2012.01.29