domingo, junho 16, 2013

ATUALIZAÇÃO DO VARAL DO LUNA 27

VARAL Nº 27 EDIÇÃO 600 ANO XIII - TEMA: "ROSA NEGRA"



VARAL Nº 27 EDIÇÃO 600 ANO XIII


TEMA: "ROSA NEGRA"


.


A sombra de uma árvore
Descansava a Rosa Negra
Linda, majestosa
Voluptuosa, carinhosa
Ardia de paixão
Quem soubesse conquistar
Teria seu coração
Domingos Sávio Gonçalves
.
.
Quero plantar muitas rosas
que espalhem suave aroma
trazendo alegria e paz
e mesmo a rosa mais negra
será flor amiga e terna
num canteiro colorido
a união há de reinar
Gerci Oliveira Godoy
.
.
Nossa vida, nosso amor foi beleza e cor,
Mesmo nos momentos mais difíceis,
O estar junto era motivo para sorrir.
O colorido das flores nos acompanhou
Em todos os momentos significativos.
Partiste, cedo demais para mim.
A Rosa negra define meu momento de vida.
Isabel C S Vargas


Minha Participação

Isabel Cristina Silva Vargas




SÓ MESMO DRUMMOND...
Isabel Cristina Silva Vargas


O texto de Drummond, o grande e maravilhoso que é capaz de extrair poesia de pedra, nos faz pensar, refletir sobre o que fazemos – escrever - por profissão, deleite, necessidade, vocação, ou qualquer que seja o motivo.
Os meios de comunicação além de informar, formam e transformam pessoas, opiniões, comunidade, um país inteiro, se for necessário (quantos já caíram do pedestal, por interferência dos meios de comunicação), por força de fatos revelados ou por revelação de omissões nefastas, tipo aquela de Pilatos, de quem lavou as mãos, embora elas não estejam limpas.
Bem, voltando ao mago das palavras... Para que não fiquemos “cheios de si”, com um certo ar de importante pelo fato de escrevermos crônicas, de termos a ousadia de publicá-las e achar que transformamos o mundo, ou as pessoas, só porque dizemos algo ,ou melhor, nos atrevemos a dar nossa versão sobre determinado assunto, ou relatar experiências que nos tocaram e que pode ser do agrado de alguns leitores é bom dar um lida no que ele diz sobre o ato de escrever.
“Escrever impede a conjugação de tantos outros verbos. Os dedos sobre o teclado, enquanto lá fora a vida estoura não só em bombas como também em dádivas de toda natureza, inclusive a simples claridade da hora, vedada a você, que está de olho na maquininha. O mundo deixa de ser realidade quente para se reduzir a purê de palavras.
O que você perde em viver, escrevinhando sobre a vida. Não apenas o sol, mas tudo que ele ilumina. Tudo que se faz sem você, porque com você não é possível contar. Você esperando que os outros vivam, para depois comentá-los com a maior cara-de-pau ("com isenção de largo espectro", como diria a bula, se seus escritos fossem produtos medicinais). Selecionando os retalhos de vida dos outros, para objeto de sua divagação descompromissada. Sereno. Superior. Divino. Sim, como se fosse deus, rei proprietário do universo, que escolhe para o seu jantar de notícias um terremoto, uma revolução, um adultério grego — às vezes nem isso... Sim, senhor, que importância a sua: sentado aí, dando sua opinião sobre a angústia, a revolta, o ridículo, a maluquice dos homens. Esquecido de que é um deles.
Ah, você participa com palavras? Sua escrita — por hipótese — transforma a cara das coisas, há capítulos da História devidos à sua maneira de ajuntar substantivos, adjetivos, verbos? Mas foram os outros, crédulos, sugestionáveis, que fizeram o acontecimento. Isso de escrever «O Capital» é uma coisa, derrubar as estruturas, na raça, é outra. E nem sequer você escreveu «O Capital». Não é todos os dias que se mete uma idéia na cabeça do próximo, por via gramatical. E a regra situa no mesmo saco escrever e abster-se. Vazio, antes e depois da operação.”
Já revelei em outras ocasiões o quanto gosto de Drummond, do que e como escreve. Apesar de fazer esta crônica com seu prazeroso texto (há quem diria delicioso, mas sou do tempo que só se usa delicioso para coisas comestíveis) vou me permitir discordar um pouco do que ele diz (até para me justificar de aqui estar).
Todo aquele que se atreve a comentar sobre os fatos do cotidiano, não o faz por ser ou estar sereno (nem ele próprio), superior, mas por ter sido tocado por tais fatos, por outros textos, por uma palavra numa conversa informal com outrem, por acontecimentos fortuitos, quer de maneira negativa ou positiva a ponto de não conseguir guardar para si todo o sentimento produzido (alegria, tristeza, inquietação, admiração, indignação) dividindo-o com os leitores. Creio que conseguimos ter olhos sensíveis para os acontecimentos, (não que outras pessoas não possuam) por mais banais que possam parecer, só temos a ousadia de dar nossa opinião e de mostrar de que modo fomos atingidos. Neste processo, muitos se identificam e gostam (nosso público leitor) outros discordam, e um outro percentual nem foi atingido pelo que escrevemos e seguem sua vida independente das letrinhas colocadas no papel. Enquanto isso, como diz o poeta, “um imprevisto sucede outro, num mecanismo de monotonia... explosiva.”

Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas/Rio Grande do Sul/Br
www.isabelcsvargas.com

Revista eisFluências Portugal

Informação nº 03/Junho/2013


Estimados leitores,


É com imenso prazer que lhes trazemos a Revista eisFluências do mês de Junho/2013 na sua 23ª edição bimestral, desta vez acrescida de um Suplemento Poético alusivo às Festas Juninas, onde cerca de 40 poetas vieram festejar connosco a quadra festiva.


Chamamos a vossa atenção para a alteração dos links da Fénix e, consequentemente, da revista eisFluências, em virtude da necessidade de ampliação do site e alojamento noutro hospedeiro, onde passámos a ter 100 gigas de espaço. Isto, devido à quantidade das matérias que apresentamos e com vista a albergar e divulgar um maior número de autores e suas obras, num melhor aspecto visual, quer através da revista eisFluências, quer através das Colectâneas Literárias, Antologias, etc., da própria Fénix.






E porque achamos que a Cultura “não tem preço”, continuamos a manter GRATUITOS os nossos préstimos de doação à cultura, apesar do maior encargo monetário assumido.


Abaixo encontrarão os novos e respectivos links.



Revista eisFluências de Junho/2013






Para Ler a Revista clicar em:






http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_junho_2013_3_23-01.htm






Para ler o Suplemento “Festas Juninas” clicar em:






http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_junho_2013_suplemento_23.htm












Sumário da Revista:






Da Direcção da eisFluências – Mia Couto “Prémio Camões/2013”


António Justo – “Papa Bento XVI e os Sinais dos Tempos…”


Carlos Lúcio Gontijo – “Nossa caçada fatal” e “Uma verdadeira arte”


Clóvis Campêlo – “O Diário Público de Anne Souza” e “Porque hoje é Sábado”


Humberto Pinho da Silva - "Vamos falar de Plágio" e "A Inveja e a Democracia"


Irene Mercedes Aguirre – “2 Poemas”


Isabel Cristina Vargas – “Só mesmo Drummond”


Jorge Cortás Sader Filho – “Conto e Crónica”


Luiz Carlos Leme Franco – “O Escritor”


Luiz Poeta (Luiz Gilberto de Barros) – “2 Poemas”


Marco Bastos – “Crônica à guisa do Primo-Roso”


María Sánchez Fernández – “Poeta En El Egeu"


Marcelo Sguassábia – “Quem mandou me obedecer?” e “Que deselegante”


Mario Rezende – “Olhos de Mel”


Marise Ribeiro – “Carência do Além”


Nuno Rebocho – “Uma questão de nomes” e “Homenagem a Jorge Barbosa”


Oleg Almeida – “Entrevista com Floriano Martins”


Silas Corrêa Leite – “Vintena de Humor”


Urda A. Klueger - "Vereda Tropical” e “Telinha Nacional”


Walter da Silva – “Tradições, Contradições (86)”









Todas as Revistas já editadas, podem ser consultadas a qualquer momento na FÉNIX, sob o link que criámos para o efeito:






http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/publicacoes.htm





e onde o respectivo Livro de Visitas aguarda os vossos prezados comentários. Eles são incentivadores para nós!






Mais uma vez, solicitamos que usem o Livro de Visitas em vez dos habituais mail’s que nos endereçam, aos quais, devido à quantidade, nem sempre podemos responder em tempo.






Nunca será demais repetir que ficaremos sempre gratos se cada leitor fizer a divulgação que lhe for possível no seu site ou blogue, se o tiver, ou por qualquer outro meio ao seu alcance.






Esperando que tenham uma agradável leitura, e gratos por estarem connosco,


As nossas Saudações Literárias!


Em nome de toda a equipa que faz a eisFluências,






O Director


Victor Jerónimo


(Portugal/Brasil)






A Directora Cultural


Carmo Vasconcelos


(Portugal)






O Web Designer


Henrique Lacerda Ramalho


(Portugal)


A Proprietária


Mercedes Pordeus


(Brasil)


15 de Junho/2013