quarta-feira, julho 03, 2013

PORTAL CEN REVISTA NOVOS TEMPOS JUNHO 2013

DESAPEGO



Isabel C S Vargas

Dalila era a sétima filha do casal. A família era formada pelos pais, três filhos homens e quatro mulheres. Pelo fato de ser a caçula os demais a chamavam de Lilinha. Era uma forma carinhosa de tratamento. Família pobre, porém muito unida, estabilizada emocionalmente. Todos procuravam se ajudar. Na infância, pelas dificuldades financeiras não frequentaram escola. Somente uma das mulheres frequentou algum tempo. Os demais foram alfabetizados em casa. Na época não havia obrigatoriedade de frequência escolar regular. Isto não se constituiu em frustação para os demais irmãos, só para Lilinha que tinha vergonha deste fato. As profissões de cada um foram sendo escolhidas pelas necessidades da época. Dois eram funileiros, à exemplo do pai. Uma cabeleireira e ela manicure. A terceira não trabalhava fora. O outro irmão, barbeiro. Lilinha foi ser comerciária, balconista de loja. Todos os irmãos casaram cedo. Menos ela. Outro motivo de frustação. Por ser a única solteira, seguiu residindo com os pais e deles cuidando. O pai faleceu primeiro.
Ficou cuidando da mãe e trabalhando para sustentá-la, Isto a fazia levar uma vida muito pacata, caseira, vivendo, apenas, para o trabalho.
Aos quarenta anos conheceu um viúvo que se mostrou interessado por ela, Era bem mais velho e desejava uma companheira para aliviar a solidão de seus dias. Casaram-se sob as bênçãos do filho dele.
Viveram felizes durante dez anos, até que ele faleceu de um ataque cardíaco em uma noite de arroubos românticos mais intensos. Pior momento não poderia ter sido. Ela que passara anos de sua vida fechada em si mesma e que desabrochara com o casamento sentiu-se mais uma vez lesada e, uma amargura estabeleceu-se em seu coração.
A vida perdera o encanto para ela. Enquanto tinha sobrinhos-netos pequenos estes ainda lhe preencheram os dias de um pouco de alegria. Ao vê-los crescidos sentiu-se sem função nenhuma na vida. Não soube adaptar-se à modernidade. Viu-se sozinha, isolou-se e não queria participar da vida dos demais por achar a vida moderna muito errada, fútil, volúvel diferente de seus princípios.
Isolou-se, apesar da insistência de todos.
Não achou mais sentido na vida. Desligou-se dela, naturalmente, durante o sono.









INFÂNCIA
Tempo sublime
De alegrias
De toques
De cheiros
De sorrisos
De conhecimento mútuo
Aprendido no olhar
No despertar
No choro incontido
Nos movimentos inseguros
No apoio infinito
De mãos entrelaçadas
Abraços apertados
Amalgamando recordações
Que permanecerão por toda a vida.

Isabel C S Vargas



CONVITE

Caro Poeta, com o intuito de agregar ao nosso trabalho, novos talentos e eventos que celebrem o poeta brasileiro, estamos organizando, o Prêmio Destaque Poético 2013. Anteriormente, já havíamos pedidos indicações dos próprios membros, a fim de selecionarmos os melhores trabalhos, no entanto, gostaríamos de Premiar o seu trabalho poético.
O evento será no dia 25 de agosto de 2013, às 14:00 horas, no Clube Homs, que fica situado na Av. Paulista, 735-Consolação/SP.

Estamos contando com a organização do movimento Poemas à Flor da Pele, de São Paulo, pela ativista cultural Dorothy Dimolitsas, que nos convida, para participar do Sarau Poético que ocorrerá na sexta-feira (23/08), às 19 horas, no Centro Cultural, localizado na rua Vergueiro, 1000 – Paraíso/ São Paulo. Contamos com o apoio na divulgação, da Presidente da Literarte Izabelle Valladares, além da presidente da Academia de Letras de Goiás, a senhora Christiane Souza, para que o evento seja um grande encontro de Poesia, Dança e entrega do Prêmio aos poetas que se destacaram em 2013.

Gostaríamos de contar com sua participação neste maravilhoso evento, no entanto, precisamos da colaboração de todos para que possamos fazer um evento à altura, pois como instituição sem fins lucrativos, não temos nenhuma entrada financeira que justifique este gasto, para tanto, estamos pedindo o apoio participativo no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que darão o direito de receber a homenagem no centro Cultural, uma linda medalha comemorativa , diploma e participação com 1 acompanhante no Buffet que será organizado durante o evento, além de ter seu nome divulgado na mídia em um encarte especial que será distribuído a todos que estarão no evento, e entregues via correios sem nenhum cobrança adicional, àqueles que não puderem estar.

Escolhemos a cidade de São Paulo, pois 80 % de nossos homenageados residem nas regiões Sul e sudeste do Brasil.

O traje para o evento será Esporte Fino.


Contamos ainda com a colaboração de nosso segundo secretário o comendador ROGÉRIO Araújo que estará presente no evento e de nosso Tesoureiro Renan Carneiro.

PUBLICAÇÃO DESTACADA NA UHE

PUBLICAÇÃO DESTACADA EM UNIÓN HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES




AGONIA


Noite lenta, sufocante,
Arrasta nossas angústias
Dilacerando nossos corações.
Que fazer?
Reagir como?
É como padecer sob tortura
Que fere, machuca e assusta.
Quero fugir, mas do que?
Para onde?
O desespero toma conta de mim.
Não sei o que fazer, como reagir,
Como se fosse possível
Fugir de mim mesma,
Da incerteza do amanhã,
Da dor da partida,
Da solidão repetida desta vida sofrida.
Isabel C S Vargas




Tu publicación en el blog "AGONIA" se acaba de destacar en UNIÓN HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES. UHE.


Para ver tu publicación en el blog destacada, visita:

ATUALIZAÇÃO VARAL DO LUNA 29

Luna&Amigos-Varal 29 Edição 602 - Ano XIII - Tema: BASTA!






VARAL Nº29 EDIÇÃO 602 ANO XIII- 


TEMA: " BASTA! "
.
Essa condição do cidadão
É tão dolorosa e nefasta
É um entulho de desmando
Precisamos brasileiro por um basta
Chega de desmando e corrupção
O cidadão tem que ser respeitado
E os corruptos serem derrubadosRegina Mercia Sene Soares
..
Chegamos no limite
Nâo da mais para aguentar....
Transformacões são necessarias
Deixe de procrastinar!
Ação pessoal
Criterio, bom senso
Devagar, vamos dando exemplo!...

Vera Hellena
..
Basta de palavras vazias!
Promessas infinitas, dispensamos.
Queremos consideração, justiça.
Basta de violência, desrespeito.
Saúde, educação, moradia, trabalho...
É o que os homens desejam.
Basta de imoralidade e mentira!
Isabel C S Vargas.




DIVULGAÇÃO