sábado, fevereiro 25, 2012


                IDOSOS COMO PROTAGONISTA

      O idoso antigamente era destituído de qualquer protagonismo social. Morriam mais cedo, o número de idosos era menor.
        A realidade atual é diferente. O aumento da proporção de pessoas idosas na pirâmide social é o indicador da modificação ocorrida, da importância e do peso que os mesmos possuem no contexto social atual.
        O objetivo dos autores no trabalho foi de mapear a situação dos idosos,, como ele é tratado, a sua participação no cenário social, o papel dos Conselhos de Idosos,
        A questão dos idosos antes era considerada sob o aspecto dos gastos que causavam levando em conta o aspecto previdenciário, ou seja, gastos com aposentadoria, pensões e com a saúde. Hoje, além destas, pela presença maciça de idosos no cenário urbano,, pelo novo comportamento que apresenta, pelas posições assumidas, que mostram uma nova forma de viver, de relacionar-se, de valorizar-se, a sociedade passou a ter um novo olhar.
        O idoso não só pesa na economia, mas passou a significar muito como consumidor. Bobagem seria não considerar isso, Então o mercado direcionou-se para um segmento que gasta em alimentação, vestuário, saúde, lazer, cultura, entretenimento.
        O retrato do idoso hoje expressa alguém que atua socialmente, influencia quem está ao seu redor, interage passando experiência e sabedoria, daí a utilização do termo utilizado “protagonismo social”. Não fica apenas como alguém que assiste, mas sim como participante, podendo se constituir ora em principal, ora coadjuvante, mas não mais como alguém sem voz.
        Isto implica na atuação, interação, convivência e sensação de pertencimento que é um sentimento extremamente benéfico para a saúde emocional e física do idoso.
      Os idosos atuam, interagem, vivem no aqui e agora, porém não se deixando sucumbir aos apelos do mundo consumista, líquido e fugaz , ao contrário agem com a sabedoria que o tempo lhes concedeu atuando , mas preservando atitudes sensatas, apreciando as coisas duráveis, permanentes criando territórios com os quais se identificam.
      O perfil do idoso atual é indicativo de um ser consciente, esclarecido, pró-ativo, participativo, flexível, aberto às mudanças, tolerante, capaz de interagir com os de sua geração assim como com os mais jovens.
      

 Bibliografia:

FREITAG, Luiz. Como transformar a Terceira Idade na melhor idade. São Paulo: Alaúde Editorial, 2005.

BRASIL,Política Nacional do Idoso,Brasília: Presidência da República ,1994


Arruda, Sulanita. Experiência Social de Gestão de Pessoas na Terceira Idade.  Pelotas UCPEL. 2006


JUSTO,José;ROZENDO, Adriano; CORREA,Mariele. O Idoso como protagonista social. São Paulo,v.21,n.48, p.39-53,julho 2010 A Terceira Idade.

Data:2011.09.13

Data:2011.10.27




Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3518505
Data:2012.02.25