sábado, novembro 22, 2008

VALE A PENA CULTIVAR O BOM HUMOR                                                                                                      


O excesso de afazeres diários, a competição no trabalho, problemas financeiros, de saúde, próprio ou de familiares, desajustes afetivos, desemprego, violência urbana são alguns motivos causadores de estresse, mau humor e enfermidades sérias, em decorrência disto, como enfrentar estes dissabores e ainda ter bom humor?
Estudos na área médica comprovam ser o bom humor e o riso importantes auxiliares no tratamento de enfermidades bem como na prevenção delas.
Muito riso libera hormônio que dá a mesma sensação de bem estar proporcionado por atividade física. Em virtude disto já surgiram grupos que atuam em hospitais trabalhando com a terapia do riso, como auxiliar no tratamento e recuperação de crianças enfermas.
Pessoas tristes, depressivas, angustiadas, aquelas que guardam mágoas, rancor, podem com esta atitude baixar a imunidade do organismo e com isto ficarem mais vulneráveis ao desenvolvimento de doenças graves.
Profissionais altamente competitivos, com acúmulo de cargos e funções, incapazes de usufruir de folgas, de relaxar também são sérios candidatos a desenvolverem certas patologias.
Diversos estudos com indivíduos de atividades e gostos diferentes comprovam que aqueles que possuem mais capacidade de desenvolver o bom humor, tendem a viver mais e com melhor qualidade de vida.
O bom humor é uma característica das pessoas que vivem de maneira mais leve, cultivam atitudes de cortesia, gentileza, são hábeis em desenvolver emoções positivas, recordam com mais freqüência os momentos bons que vivenciaram, procuram transmitir serenidade e esperança para aqueles com quem convivem.
São pessoas que tem atitude positiva diante dos pequenos – à vezes nem tão pequenos-dissabores do dia a dia, que procuram cercar-se de pessoas que apresentem tipos de comportamentos positivos, que não ficam só falando de problemas, tragédias, medos, e que conseguem perceber o lado mais claro, mais positivo ou mais divertido das situações vivenciadas.
Há dados que apontam para o desenvolvimento de câncer por pessoas altamente negativas, fechadas em si mesmo, taciturnas e deprimidas.
Em contrapartida outros indicam que o riso, a exteriorização de alegria, felicidade, manifestações positivas diante de acontecimentos vivenciados reduzem o estresse, aumentam a criatividade, reduzem a dor, a pressão sangüínea e aumentam a imunidade.
Assim, vale mais apostar no sorriso, na leveza, na tolerância e na alegria para viver mais e melhor.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2008.11.22
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2008.11.23
Publicado no site:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2008.11.24
Publicado no site:http://www.brasilescola.com.br/
Data:2009.02.13
Publicado no site:http://www.wmulher.com.br/
Data:2009.02.16
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.01.23
Publicado no site:http://tiamarciamalia.blogspot.com/2010/05/vale-pena-cultivar-o-bom-humor.html
Data:2010.05.27
Publicado no site:www.recantodasletras.com.br
Data:2012.01.29