quarta-feira, dezembro 22, 2010

PUBLICADO NO SOLZINHO DIÁRIO DA MANHÃ-PELOTAS-RS
DATA;2010.12.24/25






                                                                            




MINHA ÁRVORE INTERIOR





Neste ano não terei árvore de Natal. Minha árvore é interior enraizada em minhas recordações. Seus enfeites são os sorrisos, os abraços, as palavras carinhosas, os beijos, as conquistas batalhadas em cada dia de vida do meu filho, das minhas filhas, de minha neta. Seus galhos são sustentados no amor que foi a semente que os gerou, entrelaçados com todas as alegrias vividas e todas as bênçãos recebidas.

Terá muitos laços para lembrar a união que sempre foi nossa característica. Em cada laço pendurarei um coração. Serão muitos corações representando cada ente querido que passou por nossas vidas nos doando preciosos ensinamentos e inesquecíveis momentos de amor, ternura, solidariedade, generosidade, respeito, sinceridade, espiritualidade .

Colocarei estrelas. E serão tantas... Cada uma com um brilho especial para representar momentos, situações ou sentimentos como: gratidão - pela vida, pelos anos de felicidade; sinceridade que sempre permeou nosso relacionamento; fé, que não nos deixa sucumbir; aprendizado que é constante ( e como aprendemos com a dor); pelos frutos semeados, pela colheita realizada, pela paz das noites em que juntos olhamos estrelas, pela felicidade de tantos momentos maravilhosos partilhados e que guardo comigo como tesouros .

Pendurarei em cada um dos galhos cartinhas amorosas lembrando os bilhetes que meus filhos escreviam ao Papai Noel relacionando os presentes desejados. Neles pedirei saúde, para os que ficaram, para a família, amigos, trabalho e dignidade para cada ser humano, um pedido especial para Nossa Senhora não soltar a mão do meu menino e cuidar dele já que eu não posso mais fazê-lo, para Jesus Bom Pastor guiar os jovens que foram ao Seu encontro , para que eles possam iluminar as estradas aqui da terra para que mais nenhuma família passe pela dor das tragédias inesperadas, nem das anunciadas, quer pela inexistência ou lentidão de medidas, que melhorem o trânsito, eduquem motoristas, humanizem aqueles que lidam com a dor e a morte no seu cotidiano, melhorem o acesso à saúde para a população ou erradiquem a miséria que faz crianças e adultos perecerem impiedosamente.

Pedirei que nos dê muita força ( não só para minha família, mas para todos os que sofrem) para recomeçar com esperança, sem amargura ( o que é difícil) pois sabemos que tudo se modifica, se transforma e que os ciclos são inevitáveis.

Na minha árvore pendurarei brinquedos para as crianças sorrirem e seus sorrisos serão faróis que iluminarão as trevas que cegam os intolerantes , os maledicentes, os invejosos, os amargurados que se perderam de sua criança interior, por isso geram violência, guerras e outros acontecimentos ruins.

Os presentes são todos aqueles que passaram por minha vida e que deram a ela um colorido especial, que me estenderam a mão, e me carregaram no momento mais doloroso .

A estrela no alto da árvore será única, imensa, celestial e brilhará tanto que ofuscará meus olhos a ponto de lágrimas caírem (como agora) e cada gota que derramar será de agradecimento por ter carregado em mim, ter colocado neste mundo , às vezes tão desigual e injusto e ter convivido com um ser celestial e único, de alma límpida que só deu felicidade e orgulho a toda nossa família.

Em meu céu interior farei meu último pedido a Jesus menino que tome meu menino para seu escudeiro fiel, pois assim ele foi aqui , fiel aos princípios cristãos, como lhe ensinamos para que viva para toda a eternidade na LUZ e na PAZ de DEUS.
PUBLICADO NO DIÁRIO DA MANHÃ-PELOTAS-RS
DATA:2010.12.22 PÁGINA 04
Publicado no site:
Data:2010.12.24



FONTE


ÁGUA DE BEBER

LÍMPIDA, CRISTALINA, CONFIÁVEL

ONDE CADA UM SE ENXERGA

E SE ESPELHA

É MATAR A SEDE DE QUEM TEM

É SE DOAR

É SER MANANCIAL

CASCATA , CACHOEIRA, ABUNDANTE

ONDE MUITOS SE SUSTENTAM

PODEMOS SER RIO QUE CORRE

E ABRE SULCOS NO LEITO

PODEMOS SER RIO PROFUNDO

LAGOA SERENA OU MAR REVOLTO

VIRAR NUVENS DE CHUMBO

FLOCOS DE ALGODÃO

OU COLORIDO ARCO-ÍRIS

TUDO POR GENEROSIDADE DO ASTRO REI

PODEMOS SER RIO PRINCIPAL, DIVISA

E TER ATÉ AFLUENTE

MAS CADA TRECHO É ÚNICO

POIS HÁ RIO QUE NASCE NO SOPÉ DO MORRO

E OUTROS QUE SE JOGAM EM CASCATA

DO ALTO DA MONTANHA.







                         Recebi de meu amigo Luiz Dalla Rosa, a quem agradeço com muito carinho.








Um presente especial de minha amiga Loiva Hartmann