quinta-feira, agosto 03, 2006

SENSAÇÕES INÉDITAS


Desde que comecei um processo pessoal de mudança, que minha família, às vezes se surpreende com atitudes minhas. Aos poucos, vão se acostumando, aceitando, aprovando tais mudanças. Até propagam aos amigos determinados fatos. Primeiro foi o emagrecimento,a mudança de hábitos alimentares,a atividade física,a freqüência à academia, o estilo de vestir,a intensificação do hábito da leitura, os artigos para o jornal, a participação em vários grupos, a atividade de voluntariado, as atividades artesanais. A rotina foi modificada, a ponto de ter que dar um relatório circunstanciado, quando me pedem para fazer alguma coisa e eu lhes digo que naquele dia não tenho tempo,pois só me libero à noite. E,o mais inusitado é que tenho uma lista de coisas, que estou me propondo a fazer,que estou me organizando para realizar,de acordo com os espaços que vou abrindo e com a devida organização que procuro fazer.Um passo de cada vez.Costumo brincar dizendo-lhes que não se surpreendam , que aos oitenta anos quero estar aprendendo algo novo.
Lendo a crônica dominical de Martha Medeiros, que não perco, pois admiro profundamente o que ela escreve, me surpreendo, com o sentimento comum, quando ela diz: ”_ Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências ...”
Pois é essa ventilação que me chamou a atenção. A possibilidade de não ficar estagnada,de mudar, sentir,ver,fazer,aprender e dividir coisas novas .Perceber a multiplicidade de oportunidades de aprendizado e mudanças que a vida nos oferece, apesar e independente da idade.Realizar nossas múltiplas facetas,nossas aptidões,descobrir em nós mesmos coisas que não percebíamos,ou dar vazão aos nossos sentimentos e emoções.Não viver apenas dentro de um esquema imutável,rígido,pois improvisar também pode ser interessante.
É poder cantar, dançar, rir, chorar, andar descalça, colocar os pés em contato com a terra, molhar-se na chuva, se tiver vontade de fazer, se for motivo de satisfação, descontração, alegria, de renovação, através do despojamento de preconceitos tolos e inúteis.
Logo, esta busca contínua por coisas novas, essa não acomodação é que faz cada dia ser diferente.
A vida é uma multiplicidade de escolhas. As nossas escolhas é que determinarão o nosso futuro,se lamentando pelo que deixamos de fazer, ou se experimentando novos modos de ser e realizar.
Todos podemos almejar e realizar mudanças. O ponto importante é aquele que percebemos que podemos e então,saímos à luta.Nem sempre acertamos,mas os erros ensinam.Nos deixam mais fortes.O importante é não repeti-los e buscar sempre ,sem desanimar com os tropeços ou adversidades e fazer dos obstáculos uma mola propulsora.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-Rs
Data:2006.08.03
Publicado no site: http://rabiscos.terra.com.br/
Data:2007.06.30
Publicado no site : http://www.blogger.com/recantodasletras.uol.com.br
Data: 2007.07.19
Publicado no site: http://www.usinadaspalavras.com/
Data:2007.09.15
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.05.30