quinta-feira, novembro 22, 2007

PRECONCEITO: AINDA HÁ MUITO A SER SUPERADO


Em inúmeras cidades do Brasil está sendo comemorado o Dia da Consciência Negra, com programações artístico-cultural, passeatas de conscientização.
É necessário comemorar, como também conscientizar que há um longo caminho a ser trilhado.

É sabido que não é pelo fato de haver previsão legal que algo realmente funcione e tenha resultado eficaz. Muitas vezes é necessário esperar amadurecimento e evolução da sociedade para que seja compreendido o dispositivo legal. Digo isto baseada em dados obtidos com a Agitra - DRT-RS que divulgou resultado do Estudo "Escolaridade e Trabalho”, iniciativa conjunta da DRT/RS e do Dieese que apontam dados a seguir relacionados que corroboram o que disse.

A população economicamente ativa (PEA) negra tem situação desfavorável na comparação com a não-negra quando são analisados itens como educação, trabalho e remuneração. Na comparação entre as regiões metropolitanas pesquisadas (Porto Alegre, São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte), Porto Alegre apresenta a maior diferença entre a taxa de desemprego de negros e não-negros. Também é em P. Alegre que a proporção de negros com escolaridade igual ou inferior ao Ensino Médio incompleto é maior, sendo que nos níveis mais altos de escolaridade, a participação dos negros é menor.
O rendimento dos negros é sempre menor. Na Bahia é onde se encontra a maior diferença entre o rendimento dos negros e não-negros.Lá o rendimento do negro representa 52,9% dos não negros. Isto é apenas um dado em um imenso universo a ser pesquisado.
Não podemos ter a ilusão de que uma sociedade mais pacífica e menos violenta possa ser construída sem que tais discrepâncias sejam minimizadas. Há um caminho de equidade a ser percorrido, para que se estabeleça a igualdade de oportunidades e de direitos respeitando a diversidade de culturas e valorizando todos os diferentes segmentos que construíram esta nação, assim como tais avanços devem ocorrer no que se refere à gênero,situação econômica, opção religiosa e outros tantos elementos que servem para excluir e não elevar o ser humano.
Publicado no site:http://jornaldedebates.ig.com.br/ com o nome:
Preconceito:Falta muito para ser superado.
Data:2007.11.20
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2007.11.22
Publicado no Portal:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2007.12.08