sexta-feira, abril 01, 2011

                                  Carta de um amigo poeta
















Aos Poetas da Antologia " _ À Paz! "









Caríssimas e Caríssimos,











É com enorme prazer que participo da Antologia " _À Paz! ". E a satisfação é maior ainda ao ver o nome de cada um de vocês, que aderiram, respondendo ao chamado para esta publicação.





Infelizmente, não estarei presente aí em Blumenau, nesta noite de 11/3/11 (que tem um belíssimo nome: "Noite dos Poetas del Mundo/SC"), porque "estou me guardando para quando o I Congresso Internacional de PdM chegar".





Por enquanto, fico na gostosa expectativa de ler esta antologia, pois toda antologia é um momento raro, quando vários poetas vão - mais uma vez - marcar sua missão nesta trajetória de fazer a poesia circular.





Certamente, vários poemas focarão o tema central da antologia e será um privilégio ver como o tema "PAZ" será percorrido por cada um e, no conjunto, o que resultará desta mensagem coletiva. Também eram permitidos poemas em qualquer outra temática, de modo será muito interessante ver a diversidade da poesia produzida. No final, o mais significativo é saber que todos nós (que pudemos participar deste momento) estamos celebrando mais um momento de paz, que é esta busca-encontro do interminável exercício poético, que tanto nos move.





Peço permissão a todos para fazer um ALgradecimento especiAL à nossa querida Coordenadora e OrganizadoraTerezinha ManczaK e ao nosso não menos querido Assessor Cultural Tchello d'Barros, pelo reconhecido esforço e dedicação para o êxito deste evento, em que o destaque não é somente a Poesia em si, mas o Encontro pela Poesia. Terezinha e Tchello já conseguiram promover mais este encontro nesta antologia e, sabemos, não é fácil. Aos dois, nossos respeitos pela contribuição que têm feito pela e para a Poesia.





Se é difícil definir a Paz, no entanto há algumas pistas para senti-la: uma delas é imaginar (daqui de Goiânia) como será esta "Noite dos Poetas del Mundo/SC", como será o Jantar/Show A FLOR DE FLORBELA com Marcos Assumpção e - mais uma vez - confirmar que a Poesia vALe a pena.









Finalizando, um poema especiAL:









***





abrigo antiaéreo

AL-Chaer









a paz

só tem um lado





o de dentro



dentro de você





não deixe

o outro de lado

abra o coração-barricada

traga o outro

para dentro

deste lado





e serão um só lado

lado a lado

pela paz





***









AL-Braços

AL-Chaer





Goiânia, 11 de março de 2011





Autores integrantes da Coletânea - À PAZ!




Al- Chaer ,
Alcione Sortica,
Anair Weirich,
Delasnieve Daspet,
 Dorothy de Brito Steil,]
 Fabio Ramos,
 Ilda Brasil,
Isabel Cristina Silva Vargas,
 Isnelda Weise,
 Isabel Pavesi,
Jacqueline Aisenmann,
 Luiz Poeta,
Martinho Brüning,
 Marcelo Steil,
Maria Clara Segobia,
Maria Neuza de Oliveira,
Remy de Araújo Soares,
 Rosina de Franceschi,
Silvia Araujo Motta,
 Sonia Nogueira,
Tchello d’Barros,
Terezinha da Luz Andrade,
Terezinha Manczak,
Wilson Carlos Roberto.
http://congressodepdm-blumenau.blogspot.com/2011/03/cartas-de-um-amigo-poeta.html