sexta-feira, maio 26, 2006

VIVER É UM CONSTANTE APRENDIZADO                  


Comecei, hoje, um novo livro. Aliás, ultimamente, estou sempre começando algum. A leitura é muito gratificante.
Tive uma grande surpresa e uma alegria imensa ao ver que o livro discorria sobre como proceder para conquistar melhor qualidade de vida. Vi que sem ter conhecimento do conteúdo de tal livro, a minha vida tinha mudado graças às constatações que tinha feito sobre como estava minha vida, o que precisava ser mudado, quais minhas prioridades e como fazer para obter os resultados que queria.
A nossa vida não deve se constituir em mergulhar em uma única coisa até à exaustão, mas saber aproveitar cada coisa que ela nos oferece, ou que nós vamos buscar, de forma gradativa, planejada, equilibrada, para melhor desfrutá-la.
Em meu caso, percebi que o urgente a ser tratado era a saúde. Assim fazendo readquiri algo básico na vida de qualquer ser humano: saúde, integridade física, liberdade de realizar por minha própria conta certas coisas, sem depender de ninguém;auto-estima,por todos os reforços positivos proporcionados por aqueles que me cercam; possibilidade de ampliar horizontes, através da inserção em grupos que levam a um crescimento nas relações afetivas e sociais.Tudo isso somado leva a um melhor desempenho que gera reconhecimento e novas possibilidades.
Aprendi a identificar o que devia ser feito o que queria fazer e o que poderia ser feito por outras pessoas. Sentir-se responsável por tudo, não é o mais indicado.Temos que dar oportunidade para outras pessoas crescerem, desenvolverem-se.Amadurecer.
Aprendi a estabelecer certos limites. Meus compromissos passaram a ter igual importância aos dos outros membros da família. Era hora de cuidar de mim, sem que com isso estivesse sendo injusta ou egoísta. Todos nós merecemos esse cuidado.Passei a escrever o que achava importante. Reorganizei minhas idéias e sentimentos. Como já me referi em outras ocasiões, mudei alguns hábitos, readquiri outros, estou sempre me reservando coisas novas, estabelecendo metas, organizando tempo, procurando fazer coisas que por qualquer motivo não estava fazendo, embora o desejasse.Uma delas foi escrever estes pequenos textos , pois tenho esperança que sirvam para esclarecer e ajudar pessoas que estejam necessitando.
É um processo que nos realimenta. Abrimos nosso coração e em troca temos recebido cartas, ligações telefônicas a nos apoiar e incentivar.
Percebi que a vida passa muito rápida e que em segundos ela pode mudar radicalmente. Então temos que fazer de cada momento um aprendizado , celebrar cada conquista,dividir as alegrias.Já consegui muito. Ainda tenho muito a aprender e a fazer.
Finalmente, aprendi depois de muito tempo, que temos que pedir menos e agradecer mais.
Um momento importante foi quando percebi que o mais acertado era confiar. E, no momento que, humildemente, em oração entreguei minha vida a Deus, para que tudo fosse feito segundo Sua vontade, passei a ter mais paz, esperança e alegria.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2006.03.17
Publicado no Diário Popular-Pelotas-RS
Data:2006.04.16
Publicado no site:http://recantodasletras.uol.com.br/
Data:2007.07.07
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.brData:2007.07.17
Publicado no site:www.usinadaspalavras.comData:200708.12
Publicado no site:http://www.icsvargas.bloguepessoal.com/
Data: 2007.11.01
Publicado no site:http://www.euautor.com.br/
Data:2008.07.06
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2008.11.03
Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/
Data:2008.12.08
Publicado no site:http://www.3milenio.inf.br/
Data:2009.01.03
Publicado no site:www,dominiocultural.com
Data:2010.02.27
Publicado no site:http://www.webartigos.com/
Data:2010.02.27
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.02.27

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home