sexta-feira, maio 26, 2006

QUALIDADE DE VIDA                                           



Cada vez mais as pessoas estão percebendo que é importante ter qualidade de vida. Busca-se qualidade no trabalho,nas relações, na maneira de vivermos.
Como buscar isto para o cotidiano de cada um?
É necessário buscar aquilo que cada um tem por objetivo para satisfazer suas necessidades e seus anseios.
É verdade que nem todos dispõem de recursos para atingir o esperado.
A uma primeira análise, ter qualidade de vida pressupõe ter satisfeitas todas as necessidades básicas que são previstas na constituição e que utopicamente deveriam ser satisfeitas até por quem recebe o salário mínimo, quais sejam moradia, educação, saúde, e lazer.
Sabe-se da importância de uma alimentação saudável, com diversidade de nutrientes para manter o corpo sadio. Portanto,alimentar-se bem o mais balanceado e natural possível é o mais indicado.
É importante estimular a prática de exercícios físicos. O cuidado com o corpo melhora, entre outras coisas, o sistema respiratório, as articulações,dando maior mobilidade, o que sem dúvida é importante.
Uma boa leitura estimula a mente. Mantém viva a imaginação, aperfeiçoa o espírito.
Há quem pense que dinheiro gasto em lazer é desperdício. Entretanto, é investimento em saúde. Lazer traz alegria, colorido à vida.Nem sempre pressupõe gastos.Uma reunião de grupo para assistir um filme, uma comédia, que alegra e faz as pessoas fugirem das notícias pesadas do dia a dia , nos noticiários de televisão pode ser uma ótima forma de lazer.
Uma visita a uma exposição em companhia de pessoas amigas, além de atividade cultural é lazer. Há várias na cidade e nada custam.
Ouvir música ao gosto de cada um, participar de grupos na comunidade que se dediquem a auxiliar pessoas carentes também são coisas importantes para ter melhor qualidade nas relações. Uma boa forma de participar de grupos, para quem gosta de música e de cantar é a participação em grupos de canto coral que há inúmeros na cidade e proporcionam uma atividade maravilhosa para combater o estresse além da finalidade cultural e artística em prol da comunidade e dos próprios integrantes.
Os grupos propiciam relações profundas, nele trocamos histórias pessoais, nos revelamos mutuamente e assim nos auxiliamos. Formamos parcerias, exercitamos o amor e o respeito ao outro, evoluímos, crescemos.Neles experimentamos o calor da amizade, a alegria pela presença do outro e pela partilha de experiências.Desenvolvemos nossos dons e talentos para o bem de todos e não em proveito próprio.Agimos como um todo, buscamos o ideal pra a maioria.Deixamos o egoísmo de lado.Nos tornamos mais humildes.Escutamos mais. Eles passam a ser como nossa segunda família.
Qualidade de vida pressupõe equilíbrio nas atividades, comunicação, relações com grau de afetividade capaz de despertar sentimentos altruístas, pois o isolamento não proporciona trocas e só leva às frustrações.
Enfim, há muita coisa que podemos fazer, para viver melhor, buscar harmonia interior, equilíbrio, integração na comunidade, qualidade nas relações e que dependem principalmente de nossa disposição interna.
Publicado no Diário da Manhã - Pelotas-RS
Data:2006.03.21
Publicado no site: http://rabiscos.terra.com.br/
Data: 2007.07.04
Publicado no site: http://recantodasletras.uol.com.br/
Data:2007.07.08
Publicado no site: http://www.usinadaspalavras.com/
Data:2007.08.12
Publicado no site:http://www.icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2007.11.02
Publicado no site:http://www.euautor.com.br/
Data:2008.07.06
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/
Data:2008.10.21
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2008.10.27
Publicado no site:http://www.omelhordaweb.com.br/
Data:2009.07.14
Publicado no site:http://www.webartigos.com/
Data:2010.01.15
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.01.15
Publicado no site:http://www.nadinedubal.com.br/blog/artigos/
Data:2010.03.29

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home