sexta-feira, maio 26, 2006

ESPERANÇA NO FUTURO                                





       As atribulações do cotidiano atingem as pessoas, desde os mais jovens aos mais maduros.
       A competição é uma realidade inegável. Torna-se acirrada desde a escola,aumenta consideravelmente na época do vestibular,consolida-se no meio universitário,atinge o ápice na entrada no mercado de trabalho.
Para buscar um diferencial que enriqueça o currículo, o formando sai da universidade e joga-se de corpo e alma em pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, buscando cada vez maior qualificação. Vê-se jovens,com menos de 30 anos já com estes títulos .Exigências do mercado.Boa parte deles,só após estas etapas, consegue um trabalho que corresponda à sua qualificação e à sua aspiração.Disputam as vagas, nestes cursos, com pessoas de outras gerações,que só agora estão fazendo tais cursos,porque não tiveram tais exigências ao sair da universidade ou porque não lhes foi possível em função das necessidades a serem atendidas.
É importante que além de toda essa qualificação estejam estes jovens equipados emocionalmente para o trabalho e o pleno exercício da liderança.
Particularmente, acho maravilhoso, quando vejo em determinadas carreiras a grande quantidade de jovens que assumem em função de seu desempenho nos concursos públicos.
Acho extremamente saudável a renovação com mentes abertas, cheias de idéias e ideais, de boas intenções, bons propósitos.
Somado a tudo isso, é importante a consciência de que mais do que nunca, o que a sociedade precisa e espera, além de seus diplomas, é que eles tenham para com o outro e com a própria sociedade o compromisso de serem não só bons profissionais, mas bons seres humanos, que gostem de pessoas, de lidar com elas, que saibam escuta-las (muitas vezes é só isso que precisam) trata-las com carinho e o respeito que todo ser humano busca e merece. Quem ama o que faz presta atenção naquilo que faz.
É importante ser humilde, abnegado no desempenho de suas atividades, para atender às necessidades do outro; ser coerente, no pensamento e ação, comprometido com a sua realização e com a satisfação das necessidades do outro. Sobretudo,é preciso aquilo que mais a sociedade está carente neste momento:honestidade,estar livre de tentações,de enganos,de envolvimentos perniciosos.Aí,sim, poderemos mudar o panorama atual e termos um final diferente daquele que temos visto no nosso cotidiano,com fatos sendo maquiados,distorcidos,disfarçados visando manter no poder figuras que lá estão pelo poder em si, não para servir.
Na verdade, o que precisa a sociedade, é de verdadeiros líderes, bons modelos, comprometidos com a verdade, com a dignidade, o respeito e cujo objetivo seja a ela servir.

Publicado no Diário da Manha-Pelotas-RS
Data:2006.05.01
Publicado no Diário Popular-Pelotas-RS
Data:2006.06.11
Publicado no site: http://recantodasletras.uol.com.br/
Data:2007.07.13
Publicado no site: http://rabiscos.terra.com.br/
Data:2007.07.18
Publicado no site:http://www.usinadaspalavras.com/
Data:2007.08.19
Publicado no portal : www.olhasoaqui.com
Data:2007.09.10
Publicado no site:http://www.brasilescola.com/
Data: 2007.09.22
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/
Data.2007.11.27
Publicado no site:http://www.ampliareducacional.com.br/
Data:2008.09.08
Publicado no site:http://www.gostodeler.com.br/materia/6249/esperanca_no_futuro.html
Data:2008.09.19
Publicado no site:http://www.textolivre.com.br/
Data:2009.05.16
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2009.07.13
Publicado no site:http://www.euautor.com.br/
Data:2009.08.20
Publicado no blog:www.donizetimarcolino.blogspot.com/2010/05/esperanca-no-futuro.html
Data:2010.05.22
Ver emhttp://www.lygiafagundestelles.com.br/artigos/esperanca-no-futuro
Publicado no perfil em:http://www.portalliteral.com.br/artigos/esperanca-no-futuro
Data:2010.06.04
Piblicado no site:http://portadopoetabrasileiro.blogspot.com/2011/02/esperanca-no-futuro.html
Data:2011.02.13

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home