sexta-feira, maio 26, 2006

A MINHA ÉPOCA É AGORA                                                 



Até bem pouco tempo atrás, acreditava que o computador não era algo de minha geração e que por isso não chegaria a ter com ele a mesma interatividade que os jovens.
Via a facilidade de meu filho mais novo, na época com nove anos, manuseando o computador, sem medo, com naturalidade e achava que era pelo fato de estar tendo aulas de computação, na escola e pelo fato de já ter passado pelos estágios de contato com minigames e videogames. Achava que isto era da época dele e não da minha.
Depois de algum tempo, por insistência dos filhos, fui tomando contato com o computador. O utilizava ,apenas como ferramenta de trabalho, para digitar textos nos word, pelas inúmeras e valiosas vantagens sobre a velha máquina, mesmo que ela fosse elétrica,com fita corretiva, enfim,ultra moderna.Posteriormente, fui fazer um curso porque achava que seria melhor para aprender e perder o medo de manusear o computador.Fui descobrindo a internet. Nada que me despertasse muito, na época.
Mas, felizmente, mudamos , evoluímos,crescemos e percebemos que resistir às novas tecnologias, quando elas podem facilitar nossa vida é no mínimo prova de ignorância. Nossa época é agora, enquanto estamos vivos, enquanto há tempo.
Por insistência e orientação de algumas pessoas, entre elas meus filhos, fui induzida a colocar o computador na min há vida, como um hobbie, como uma atividade a mais para fazer, como possibilidade de aprendizagem e para usufruir da modernidade, pois sem dúvida é a forma de comunicação que revolucionou tudo e transformou o planeta em uma aldeia.
Assim o fiz. E foi ótimo. Estou no Orkut, tenho MSN para me comunicar instantaneamente, mas como em tudo que fazemos, temos que ser seletivos, criteriosos, ter valores e princípios éticos. Não participo de comunidades que “odeiem alguma coisa”, que não sejam com fins éticos ou que tenham palavrões. Procurei aquelas que tenham relação com as atividades que tenha realizado, com meus gostos pessoais, com música, literatura, educação, hobbies,vida saudável, propósitos pacifistas,religiosas,, enfim, coisas que possam acrescentar.
Acima de tudo, percebo, que é uma maneira de mantermos contato freqüente com as pessoas amigas, na hora que temos disponível, sem que com isto possamos perturbar ou atrapalhar em horário ,às vezes¸ inconveniente.Se telefonarmos, nem sempre a pessoa está disponível na hora que ligamos .Se mandamos um e-mail ou deixamos um recado no ORKUT, nos aproximamos da pessoa, damos notícia, podemos ser afetivos, gentis, dizer uma palavra amiga, um cumprimento, um elogio e ela receberá na hora que estiver livre e disponível, ao utilizar o computador.
Além de tudo isso, há inúmeros sites, com mensagens maravilhosas, textos e imagens lindas, capazes de nos levarem à reflexão e transformando-se num lindo presente quando enviamos para as pessoas amigas ou quando os recebemos, muitas vezes na hora em que necessitamos.
Como benefícios, podemos citar, ainda a rapidez na comunicação,as possibilidades de compras, de agilizar e controlar operações bancárias, as facilidades para estudo e pesquisa.
Em resumo, temos que saber utilizar o que pode facilitar nosso dia a dia. Não devemos resistir às coisas, só porque são novas e/ou não as conhecemos. Temos que conhecer, para podermos apreciar e desfrutar.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2006.01.06
Publicado no site: http://recantodasletras.com.br/
Data:2007.07.03
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.br/Data:2007.07.18
Publicado no site:http://usinadaspalavras.com/Data:2007.08.10
Data: 2007.10.27
Publicado no site:http://www.olhasoaqui.com/
Data:2008.07.11
Publicado no site:http://www.escrita.com.br/
Data:2008.10.21
Publicado no site:http://www.3milenio.inf.br/
Data:2008.11.18
Publicado no site:http://www.wmulher.com.br/
Data:2008.12.01
Publicado no site:http://www.euautor.com.br/
Data:2008.12.06
Data:2009.05.16
Publicado no site:http://www.multiply.com/
Data:2010.04.25
http://isabelcsvargas.multiply.com/journal/item/2/2