terça-feira, maio 23, 2006

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA                                     

                       


As pessoas que estão acostumadas com um tipo de vida sedentária relutam muito quando são orientadas para mudar seu modo de viver. Os motivos apresentados são os mais variados, vão desde o simples não gostar, a não ter tempo, ter dificuldades de locomoção por dores, cansaço, falta de companhia, etc. Em meados deste ano, após muita insistência por parte médica, e de muitas sugestões de atividades físicas e inúmeras desculpas de minha parte, decidi experimentar a caminhada, principalmente, porque sabia que necessitava, que era importante dentro de todo o processo e apesar da relutância, havia colocado isto como um dos objetivos a serem alcançados no decorrer do ano.
A caminhada é a forma mais econômica de prática regular de atividade. Acho mais interessante do que o exercício em esteira, praticado em casa, que creio ser mais adequado para o inverno, quando o tempo nem sempre permite atividade externa. Pois o que , inicialmente, começou com três dias na semana, por 20 minutos, foi aumentando até chegar à prática diária de 1 hora e 30 minutos, perfazendo mais de 7 Km.
Os benefícios da caminhada são vários, pois auxilia na perda de peso, melhora a respiração, a postura, o condicionamento físico em geral, aumenta a massa muscular, melhora a auto-estima, diminui o stress e uma coisa muito importante: favorece o ordenamento das idéias. Por isso, digo que é bom caminhar sozinha, no ritmo próprio, e não no ritmo de outra pessoa. É uma oportunidade única para pensar no que sentimos, no que queremos, no que deve ou não ser feito. É uma hora de reflexão. Por isso muitas pessoas relutam em caminhar, porque não querem pensar, não estão preparadas para enfrentar certas coisas.
Frequentemente, durante estes momentos, chego às conclusões que parecem óbvias, mas que antes não percebia.
Hoje esta atividade diária é uma fonte de prazer. Serve para me mostrar meus limites. Se não posso, por qualquer motivo, realizá-la sinto muita falta. Tornou-se um hábito, que agreguei a tantos outros. O prazer de poder realizar é maior que qualquer cansaço ou dor física, que possa sentir.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS -CADERNO DE SAÚDE
Data:2005.12.28
Publicado no Diário Popular-Pelotas-RS
Data:2006.01.14
Publicado no site:http://recantodasletras.uol.com.brData:2007.07.02
Publicado no site:http://rabiscos.terra.com.br
Data:2007.07.18
Publicado no site:www.usinadaspalavras.comData:2007.08.09
Publicado no jornal on line:http:// www.jornal de debates.ig.com.brData:2007.08.24
Publicado no site:http://www.forumpci.com.br
Data>2007.12.03-pag.86
Publicado no site:http://icsvargas.bloguepessoal.com/
Data:2008.02.12
Publicado no site:http://www.brasilescola.com.br/
Data:2009.11.13
Publicado no site:
http://www.educacaofisica.com.br/noticias/caminhada-e-a-forma-mais-economica-de-pratica-regular-de-atividade-fisica
Data:2011.05.24