segunda-feira, outubro 02, 2006

LIÇÕES


Lendo a respeito do sucesso da equipe masculina de vôlei, vi que foi feita uma análise da sua trajetória, em virtude da conquista do hexa-campeonato da Liga Mundial de Vôlei (Isto é/1924-06.09.2006) onde pude verificar a importância do trabalho sério desenvolvido pelo técnico e seus atletas.
Foram enumeradas as virtudes que fizeram com que os atletas atingissem a marca inigualável de 172 vitórias, 17 títulos internacionais, entre eles a Olimpíada de 2004, em 05 anos e meio.
Foram salientadas a humildade, a solidariedade, a habilidade e autoridade, como pontos fortes, verdadeiros diferenciais para a obtenção do sucesso nas quadras.
Acrescentaria ainda a estes, a disciplina, a liderança do treinador e alguns atletas, objetivos claros e espírito de equipe.
Verifica-se que as conquistas acontecem porque as pessoas se empenham em buscá-las. Traçam objetivos bem claros e buscam atingi-los com disciplina,trabalho e persistência. Não é algo que lhes foi imposto, mas que planejaram para sua vida e direcionaram suas ações neste sentido. Para conseguirem estes objetivos,que são do grupo é necessário despojar-se das vaidades pessoais em prol do coletivo. Valorizar-se sem diminuir o outro. É perceber e desenvolver suas habilidades e potencialidades e proporcionar que o outro também desenvolva as suas, oportunizando o melhor para cada um e para o todo, não supervalorizando seus desejos, suas conquistas. Para atingir este nível de desprendimento, é preciso que o indivíduo tenha uma elevada auto estima, que difere da vaidade, efêmera, inebriante e sobretudo fútil e passageira.Quem tem auto estima elevada não se sente abalado pelo sucesso do outro, não tenta só bater recordes pessoais para se afirmar distanciando-se do espírito do coletivo.É seguro,independente sem se deixar levar por imposições externas que possam prejudicar a consecução dos objetivos traçados.
São pessoas que trabalham com garra,tenacidade,paixão,entrega total dentro de determinados parâmetros moral e ético para poder atingir aquilo a que se propuseram.Conseguem superar a ausência da família,contornando estes obstáculos de forma hábil e inteligente procurando aproveitar os momentos para um novo aprendizado.
O espírito de cooperação prepondera sobre o interesse individual,as ações são direcionadas de forma coerente com os objetivos traçados.
O sucesso vem como decorrência do trabalho e não por mera sorte.Assumem a responsabilidade , tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso.Sabem-se parte importante de uma engrenagem em que todos têm igual importância,portanto, todos têm que trabalhar, desempenhar seu papel da melhor forma que puder, para que o fim último seja atingido.O mérito é de todos.
Que isto sirva de exemplo para outros esportes coletivos e também para outros segmentos da sociedade onde se vê tanta vaidade sem conteúdosendo demonstrada.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2006.10.02