quinta-feira, dezembro 12, 2013

RECEBIDO DA UHE PELA POSTAGEM ABAIXO

 
 


O GAÚCHO- FIGURA TÍPICA DO BRASIL, URUGUAI E ARGENTINA









O Brasil é um país continente e, por isso mesmo com várias culturas. Durante o processo de colonização aqui estiveram portugueses, e em alguns locais os espanhóis, sempre disputando com os portugueses as terras brasileiras. Mais tarde holandeses que invadiram terras do nordeste. Podemos falar nos imigrantes japoneses, alemães, italianos, russos, poloneses. Não podemos esquecer os negros vindos da África para serem escravos de norte a sul. Por isso a intensa mistura de raças. Misturaram-se povos deixando marcas significativas quer perduram até hoje em diversos segmentos, como na língua, na alimentação, na música, na religião.











Apesar da forte presença portuguesa e africana, nós do sul do Brasil temos uma intensa afinidade com os povos do prata, Uruguai e Argentina.





Essa afinidade decorre até mesmo, em decorrência dos aspectos geográficos.





É inegável que o pampa brasileiro, uruguaio e argentino se assemelham. Grandes regiões de terra própria para a criação do gado. Nestas regiões fortaleceu-se a figura do gaúcho (gaucho) para os povos do Rio da Prata. Esta figura típica, acolhedora, amante da terra, dos animais, dos cavalos, que habilmente utilizavam como companheiro na lida no campo. Semelhanças, ainda na indumentária, na música, na alimentação, nos costumes.





Os brasileiros do Rio Grande do Sul sentem-se muito próximo do Uruguai e da Argentina pela figura típica das três regiões, apesar é claro da rivalidade acirrada pela imprensa quando se trata de competição esportiva. Mas, o que deve prevalecer sempre são as semelhanças para que todos possam confraternizar e viver em paz e harmonia.





Isabel C S Vargas