quarta-feira, dezembro 01, 2010

DIVULGANDO...

II Fórum Internacional de Contadores de Histórias


A primeira edição do Fórum Internacional de Contadores de Histórias aconteceu em outubro de 2009 e reuniu representantes de movimentos e grupos populares do Brasil e do Uruguai para contarem suas histórias e vivências cotidianas. Teve como tônica a valorização e o reconhecimento das culturas populares oportunizadas através de uma metodologia que evidenciou a narração de histórias como ponto focal do encontro. Como eixo narrativo, a proposta foi contar uma Outra história da cidade, e a Pelotas negra foi o destaque .


A partir dessa primeira experiência, estamos agora convidando a todos e a todas para o II Fórum Internacional de Contadores de Histórias. Esta segunda edição caminha na perspectiva do fortalecimento e da consolidação do evento como um projeto permanente de valorização da cultura popular, nomeadamente da que se estabelece entre o sul do Brasil (Pelotas) e o Uruguai (Montevidéu). O projeto revela e potencializa uma das funções que dignifica o espaço acadêmico enquanto lugar de expressão e valorização das diferenças e suas expressões significativas.

Neste ano o fio condutor das histórias e suas narrativas será o “carnaval e a cidade” onde através do chamamento provocativo: “Tu me conheces? Eu te conheço!” - que se configura como subtítulo do evento - buscamos reproduzir não só o eco dos “mascarados” pelas ruas de um carnaval antigo, mas também e fundamentalmente, reencontrar parte da nossa identidade pela memória e a sua celebração tornando-as , mais ainda, vivas.
 
FONTE: http://contadoresdehistoriasufpel.blogspot.com/

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home