domingo, outubro 29, 2006

MUNDO REAL                                                                                                                     
                                

Li um texto sobre materialismo e espiritismo que trazia em seu corpo a Parábola da Caverna, de Platão, que está inserida no livro VII de sua obra A República.
Na Parábola, o mundo material é retratado como uma caverna escura e nós, os humanos, somos identificados como prisioneiros imobilizados desde que nasceram em uma posição tal que só lhes seja permitido olhar para uma parede.
Devido ás condições e situação em que se encontram na caverna, nada vêem além de suas próprias sombras, das sombras dos outros prisioneiros e das sombras dos animais e objetos carregados pelas pessoas que passam pelo caminho iluminado atrás de um muro. Identificam a si mesmo e aos outros como sombras.Isto passa a ser sua realidade individual.Se ganharem a liberdade,terão dificuldade de aceitar a verdadeira realidade.O texto tenta mostrar o difícil caminho da iluminação e do progresso espiritual.
Aquilo que denominamos de realidade, seria o que os sentidos percebem e que por isso mesmo passam a ser nossos modelos mentais. A verdadeira realidade,por extrapolar em muito a capacidade dos sentidos , não tem aceitação imediata.
Ao me deter nesta leitura, inicialmente, relacionei com situações individuais, posteriormente, históricas e, finalmente, percebo nele a explicação de situações atuais.
Vejamos a situação de determinados segmentos da população desta nossa republica, analfabetos, subempregados e vivendo prisioneiros da própria ignorância, cultivando o espírito de rebanho e servindo de massa de manobra para políticos inescrupulosos e marqueteiros competentes. Conseguem ver só aquilo que lhes é permitido ver, quer pela manipulação que são alvo, quer pelas próprias limitações. São induzidos a crer como realidade,como verdadeiro,só o que lhes é mostrado de forma obscura e fantasiosa.Quando tentam abrir-lhes os olhos , para perceberem a verdade,diferente daquilo que até então haviam percebido,torna-se difícil aceita-la.Primeiro porque extrapola em muito sua capacidade de entendimento e em segundo lugar porque a acomodação aparece-lhe como caminho mais fácil , menos tortuoso,visto que já conhecido.O crescimento demanda em atitude interna,que não permite acomodação,que pressupõe abertura para a realidade,solidez de princípios,vontade férrea em atingir metas sem se deixar desvirtuar ou corromper no meio do caminho.Pressupõe espírito forte,consciência da importância de cada um como ser histórico,pensante e agente transformador de uma sociedade.Isto implica em responsabilidade.Só que o comodismo leva as pessoas ,de um modo geral,atribuir culpa das mazelas próprias e sociais a outrem e não assumir ,desta forma a sua parcela de responsabilidade pelas coisas boas ou más da realidade circundante.
Ora, estamos, no momento, em uma etapa importantíssima na vida da sociedade brasileira, visto que a liberdade de escolha foi conquistada, porém a falta de percepção da verdadeira realidade confunde àqueles que ainda estão no início do processo de crescimento, impedindo-lhes de aceitarem os fatos ocorridos à sua falta. Continuam sendo manipulados, para acreditarem que escândalos, corrupção, roubos, tramóias, caixa dois, paraísos fiscais, pesquisas com resultados, às vezes distorcidos, são forjadas, irreais, visto que fogem à percepção de seus sentidos, já habilmente manipulados subliminarmente por grandes investimentos em poderosas mídias. despeito de campanhas institucionais, o que se viu foi a precariedade de verbas para educação, saúde, previdência, em contrapartida com altos lucros na protegida esfera financeira.
É importante o ressurgimento de valores morais, éticos sem os quais não se pode conceber uma sociedade livre na qual o peso da justiça possa equilibrar a balança, visando uma convívio social mais harmônico, menos desigual.
Publicado no Diário da Manhã-Pelotas-RS
Data:2006.10.29
Publicado no site: http://www.blogger.com/recantodasletras.uol.com.br
Data:2007.07.27
Publicado no site: http://www.blogger.com/www.usinadaspalavras.com
Data: 2007.08.09
Postado para avaliação emhttp://www.portalliteral.com.br/
Data:2010.04.22
Publicado no site:http://www.paralerepensar.com.br/
Data:2010.04.22
LINK DESTAQUE:http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=10975
Publicado no site:www.blig.ig.com.br/espacodelazerearte
Data:2010.04.22 e compartilhado na mesma data no http://www.facebook.com.br/
Publicado no site:http://www.netlog.pt/
Data:2010.04.23
Publicado no site:http://www.ferreiragullar.com.br/colaboracoes_publicadas/isabel-csvargas
http://www.ferreiragullar.com.br/artigos/mundo-real
Data:2010.04.25
http://portalliteral.terra.com.br/imprime_artigo/mundo-real
http://portalliteral.terra.com.br/artigos/mundo-real
Data:2010.04.25
Publicado no site:http://sinapsesgaia.blogspot.com/
Data:2010.04.27
Publicado em:http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/o-ser-humano-e-sua-sombra-os?xg_source=activity
Data:2010.04.29
Publicado no site:http://efaeventos.forumeiros.com/stc7-f5/ashes-to-ashes-dust-to-dust-t4.htm
Data:2010.06.01
Publicado em:
http://clubiberico.ning.com/profiles/blogs/o-ser-humano-e-sua-sombra-os
Publicado no site:http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3510447
Data:2012.02.20
Publicado no site:http://silviamota.ning.com/group/filosofia/forum/topics/mundo-real
Data:2012.05.01

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home