terça-feira, julho 29, 2014

PEAPAZ DEPRESSÃO EM PROSA E VERSO








A depressão é uma enfermidade que pode ocorrer em qualquer faixa etária. Geralmente, os familiares procuram ignorar ou mascarar a doença, por não saberem como tratar, visto que não é algo exposto, fácil de visualizar. Por ser entendida como um mal da alma, por falta de informação as pessoas tendem a esconder, pois existe preconceito, por parte destes familiares e da sociedade em geral, com este tipo de doença.
Nos idosos ela pode vir a se instalar por vários fatores, tanto de ordem
social como de ordem física.
O fator social pode ser desencadeado por aposentadoria, por perda do cônjuge, pela saída dos filhos de casa por terem atingido a tão almejada independência fazendo que a pessoa sinta-se como inútil, por não estar trabalhando ou vivendo em função de alguém. Fica a sensação de vazio, que não preenchida com outras atividades, como a participação em grupos, o desenvolvimento de novas habilidades e a prestação de trabalho voluntário, que favorece a instalação da depressão.
No que se refere aos fatores de ordem física, podemos citar a deficiência visual que é muito comum nos idosos, como no caso de catarata que faz com que a pessoa vá perdendo a visão. Também a diabetes pode causar este tipo de problema o que gera insegurança e até a impossibilidade de ter uma vida social normal, vindo a causar a depressão. O mesmo ocorre com problemas de ordem motora.
A situação financeira, ou seja, a falta de condições para arcar com as necessidades nesta fase da vida por si só já é motivo de ansiedade que pode se transformar, se não tratada, em depressão.
Outro fator capaz de gerar a depressão é a falta de afetividade, ou seja, falta de carinho de familiares o que produz bem estar, segurança, valorização, autoestíma e reforço dos vínculos, fazendo com que o idoso tenha reforçado o sentimento de pertencimento, ou seja, de estar inserido, aceito e amado dentro de um grupo familiar.
A depressão também pode ocorrer por questões genéticas, pela falta de alguma substância no cérebro.
É importante a busca do tratamento, tanto médico como psicológico, pois existe a necessidade de medicação, que é fundamental para a superação da enfermidade, mas também existe a necessidade de acompanhamento e apoio por parte de um psicólogo para que a pessoa tenha segurança para mudar o comportamento.











Isabel C S Vargas
Pelotas-RS-Brasil



http://silviamota.ning.com/group/depressao-em-verso-e-prosa/forum/topics/depress-o-na-terceira-idade?commentId=5503497%3AComment%3A845491&xg_source=msg_com_gr_forum