domingo, outubro 20, 2013

O Valor da Amizade








Isabel C S Vargas








O VALOR DA AMIZADE
Isabel C S Vargas



O homem é um ser social. Isto significa que não foi concebido para viver só.
Desde a infância é buscada a socialização do indivíduo. Desta forma ele aprende a se relacionar e interagir de forma saudável e prazerosa para si e para os demais que com ele convivem. O processo de socialização começa na família, posteriormente na escola, e nos demais grupos sociais que ele se insere. É no decorrer deste processo que se estabelecem os laços de amizade, que são de fundamental importância na medida em que propiciam afeto, troca de energia, enriquecimento mútuo. Oportuniza a convivência isto é, “viver com” que se traduz em participação, doação, troca de afetividade, de respeito.
Poderíamos transcrever inúmeras citações valiosas a cerca da amizade e sua importância na vida de cada um, mas é dentro de si mesmo que cada um percebe o quanto é importante ter alguém em quem confiar com quem pode partilhar todas as angústias, tristezas ou alegrias.
É na convivência com o outro que se fortalece a visão de si mesmo. É através do outro que nos enxergamos. É um processo de comunicação e empatia profundo baseados na compreensão no carinho e na harmonia.
Em todas as fases da vida a amizade é importante, porque através deste relacionamento são cultivados e aprimorados a sinceridade, a aceitação, cumplicidade, afinidade, responsabilidade, aconchego, respeito e confiança.
Num relacionamento enriquecedor cada um tem que aprender a se aprofundar nos sentimentos, valorizando o que é saudável e faz crescer, despindo-se de orgulho, vaidade, competição e inveja.
Especialmente na maturidade e mais precisamente na terceira idade a amizade tem um importantíssimo papel na manutenção da saúde física e mental, pois ativa áreas do cérebro, libera substâncias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar, diminui a agressividade, a desconfiança, a tensão, fortalecendo o sentimento de “pertencimento”, na medida em que a pessoa tem com quem compartilhar sua vida, num momento em que o cônjuge e/ou demais membros da família já faleceram, os filhos cresceram e a pessoa se encontra repentinamente só.
Os amigos passam a suprir nestes casos a ausências de parentes, são como outra família escolhida pelas afinidades, pela convivência, pela presença constante e afável em todos os momentos, pois é com eles que serão divididos os sorrisos, as lágrimas, é com eles que se estabelecerão conversas, auxílio mútuo, afastando aquela que é a maior inimiga das pessoas na velhice, ou seja, a solidão, que isola, entristece, deprime, leva a um sentimento de inutilidade, de desvalia.
Portanto, a amizade é de inestimável valor e pode significar a própria vida, ou um sentimento maravilhoso de paz e integração, nesta fase, pois é através dela que o indivíduo encontrará suporte emocional, apoio, carinho, parceria, fortalecimento de identidade, elevação de autoestima, reconhecimento que certamente lhe proporcionarão viver mais tempo com mais amor e mais felicidade.

Isabel C S Vargas






Inverno
Isabel C S Vargas

Desde que te conheci,
Apesar do frio lá fora,
Meus invernos foram aconchegantes,
Pela tua presença,
Pelo calor de teu corpo junto ao meu.
Vivemos muito juntos,
Companheiros inseparáveis,
Nas tristezas e nas alegrias.
Teu bom humor,
Tuas brincadeiras arrancavam sorrisos.
Sentirei falta do vinho, do chocolate,
Dos sonhos, das pipocas e do quentão.
Dos jantares e almoços
Que inventavas para a família
Para todos ficarem juntos,
Aquecidos pela companhia amorosa
Esta primeira noite,
Deste primeiro inverno
Sem tua companhia, teu amor,
Foi gélida e solitária na cama vazia.
A chuva fazia dupla com as lágrimas
Que bailavam ao som do vento forte
Que soprava lá fora açoitando meu coração
Que bate no compasso
De nossas mais doces recordações.




Isabel C S Vargas
Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil
http://isabelcsvargas.blogspot.pt/









http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisFluencias_Outubro_2013_4_25-11.htm


0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home