sábado, julho 21, 2012

EFIGENIA REPASSANDO ; DIA DO AMIGO Isabel C S Vargas MEMBRO EFETIVO AVSPE 2012

AOS AMIGOS



bouquet-de-flores-amarelas


 

Há muitas frases célebres de autores respeitados sobre a amizade e o valor dos amigos, sobre o que é ser amigo e sua importância em nossas vidas. Uns dizem que amigos verdadeiros são os que nos acompanham nas tristezas,outros que são os companheiros das horas alegres,das vitórias,das celebrações.


Incontestável, porém, é que eles são importantes, fazem parte de nossas vidas, são o porto seguro que buscamos nos momentos de aflição,e que fazem com que nos sintamos seguros,reconfortados, pois nos reabastecem do suprimento emocional indispensável para seguirmos em frente.


Sabemos que com eles podemos contar nos momentos de dúvida, ansiedade. São também uma fonte de luz,calor e alegria,proporcionando sensações boas de acolhimento,segurança, empatia.


Não esqueçamos que são humanos, portanto, não são perfeitos, como ninguém o é, mas são únicos em sua individualidade.


São aqueles com quem temos afinidades, a ponto de contarmos nossos desejos, nossos sonhos, aspirações e com quem nos permitimos momentos de descontração. Partilham nossas vivências. Aplaudem-nos, mas também tem a sensatez de, em nome da amizade, apontarem os defeitos, para que possamos melhorar e crescer. Dão-nos a certeza de que não estamos só,pois nos transmitem aconchego,serenidade e paz e nos empurram para a frente, nos momentos em que duvidamos de nossa força.


São companheiros tanto nos momentos de alegria, quanto naqueles em que é necessário parar, reavaliar a fim de ressurgir mais forte. São como da família, sem termos o mesmo sangue. Sobretudo são aqueles com quem temos afinidade intelectual e com quem realizamos uma troca múltipla, de vivências, pontos de vista, alegria, companheirismo, solidariedade, fraternidade.


Podem estar distantes, mas sabemos que estão lá, prontos para responderem, ao primeiro chamado. Como diz a letra de certa música,os verdadeiros amigos sabem entender o silêncio e manter a presença,mesmo quando ausentes.


Creio que aí está um dos segredos da essência da amizade: a certeza da presença que não sufoca, não exige não cobra. Está sempre disponível para o que for necessário,ao alcance da mão,do olhar ou do coração.


AVSPE DIVULGANDO SEUS AUTORES

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home