Isabel Cristina Silva Vargas
Pensamentos Dispersos
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Este blog foi produzido com a finalidade de colocar os artigos por mim publicados na imprensa, bem como em outros sites, funcionando, atualmente, como um arquivo o qual me permite manter o controle das publicações realizadas, inclusive daquelas selecionadas e publicadas em edição impressa(Coletâneas, Antologias,etc...) Após o falecimento de meu filho amado ROBERTO passei a publicar outros textos , não apenas os meus ou dados relativos às minhas publicações.
quinta-feira, junho 09, 2011
COLÉGIO SÃO JOSÉ : A AXIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prof.ª Loiva Hartmann/Mentora da Jornada
Cultural de Pelotas
Nada mais fácil do que ter um filho.
Nada mais natural do que fazer dele
um homem, uma mulher.
Nada mais difícil do que fazer deles
seres humanos realizados e felizes, úteis à sociedade.
Sabemos
que, em se tratando de educação, todos os fatores que a compõe e que a cercam,
são igualmente importantes. Partindo do ser humano concreto para o que esse
mesmo ser aspira – é que uma filosofia educativa assumirá o papel de
linearidade: traçará os rumos a seguir, o ideal a ser alcançado. Nesse
contexto, a axiologia é determinante e configurará a formatação da sociedade em
que se insere.
Os
critérios de avaliação dos valores são vários. A axiologia teve início com
Platão, desenvolvida por Aristóteles, pelos estóicos e epicuristas, os quais se
debruçaram investigando o summum bonum. Para
estes, o supremo bem é Deus. Nas filosofias não escolásticas da Idade Moderna,
os valores investigados seguiam outros rumos, influenciados pela economia,
sociologia e psicologia, doutrinas que tratam da relatividade dos valores.
Lapier e Hartmann se dedicaram extensivamente ao estudo dos valores, havendo
vastíssima bibliografia.
Sociedades,
instituições, traçam sua axiologia conforme seus interesses e finalidades. É
aqui que adentramos no sistema educacional do Colégio São José. Segundo o
grande educador argentino José Ingenieros, pensador e filósofo, Mestre de
Ética, nascido em 1877 e falecido em 1925, e que registrou em livros seus
ensinamentos, sendo que sua obra mais conhecida é El hombre mediocre”, expressou, numa de suas colocações, traduzida:
“O homem sem ideais faz da arte um ofício
comum; da ciência um comércio; da filosofia um instrumento; da virtude uma
empresa; da caridade uma festa; do prazer, sensualismo. A vulgaridade
transforma o amor pela vida em pusilanimidade; a prudência em covardia; o
orgulho em vaidade; o respeito em
servilismo. Mas, os que vivem para o
florescimento da virtude, mostram com seu exemplo que a vida pode ser intensa e
conservar-se digna. Que é possível encrespar-se de paixão, tempestuosamente,
como o oceano, sem que a vulgaridade turve as águas cristalinas da onda, sem
que o brilho de suas fontes seja opacado pelo limo.”
Diante desses dois quadros
pintados por Ingenieros, qual deve ser o papel do educador moderno? De
conivência pura e simples com a sociedade de consumo traçada na primeira parte
do texto, ou manter uma estrutura que permita a seus membros, à sua comunidade,
permacecer impoluta ante o desmoronamento da família e, consequentemente, da
sociedade?
É
aqui que a axiologia que faz parte dessa escola modelo, que ora completa 100
anos a serviço da educação/formação, se sobressai no panorama estadual e quiçá,
do país.
Suporte
inarredável para seu alunado, cujos pais buscam um futuro promissor para seus
filhos, sua escala de valores afirmativos se inicia na seleção de seus
profissionais docentes, exemplos. E são os exemplos que convencem, que conduzem
as crianças e os jovens em determinada direção.
A
maestrina que rege essa orquestra harmoniosa que é o Colégio São José, Ir.
Anita Pastore, inspira não apenas admiração e respeito. Inspira ternura, pois é
a segunda mãe para muitas famílias. E é disso que o mestre Ingenieros fala:
exemplos comovem e direcionam.
Merecidamente,
muitos egressos do Colégio São José, além da segurança moral e ética vivenciada
em seu ambiente, devolvem a seus mentores a colheita, resultante da boa
semeadura. No ano do centenário, mais uma egressa obteve sucesso num concurso
que tem tudo a ver com ética, conhecimento e justiça: a Magistratura do Rio
Grande do Sul.
E
a Irmã Anita Pastore segue sua trajetória, conquistada por mérito: assume, em Caxias do Sul , o
cargo de Superiora Provincial da Ordem
das Irmãs de São José. Felicidade e sucesso, querida irmã. Pelotas não tem
dúvidas sobre o avanço que se dará em todas as demais Escolas de São José.
Moderna, avançada, crente em seus ideais e em Deus, a pequena Anita moverá
montanhas!
O
que não acontecerá, será sua remoção do coração dos pais e alunos pelotenses,
que tiveram sua orientação e seu apoio. Que Deus a abençoe!
Este é, sem dúvida, um tributo à educação , á ética, à dedicação, ao amor .
De minha cara amiga Loiva para Irmã Anita Pastore do Colégio São José.
Somos do tempo do amor à camiseta vestida , do respeito eterno pelos mestres que nos formaram, da educação como único meio legítimo de ascensão social e transformação do homem .
Fomos educadas em época sem cursinhos, sem competição acirrada , salvo em disputas esportivas no qual cada um defendia a escola querida. Viemos de uma época sem mídia intensa, onde o que se fazia para o crescimento do ser humano e não para aparecer no marketing escolar.
Somos oriundas de educandários diferentes o que não me impede de reconhecer o valor da escola e da homenageada acima.
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